Cooperação Bilateral – Moçambique e Alemanha Atinge Níveis Recorde

Cooperação Bilateral – Moçambique e Alemanha Atinge Níveis Recorde

Já foi lido 51vezes!

Os novos compromissos bilaterais, entre Moçambique e Alemanha, e outros através de fundos especiais totalizam 199 milhões de Euros, representando um recorde de financiamento no âmbito da cooperação entre os dois países.

O financiamento será aplicado em projectos e programas prioritários de cooperação bilateral, nomeadamente nas áreas da educação profissional, descentralização e finanças públicas, desenvolvimento económico sustentável e energia renovável.

Com efeito, as partes reafirmaram o desejo mútuo de continuar a reforçar as relações bilaterais, baseadas na confiança mútua e em vantagens recíprocas, o que caracteriza a parceria de longa data.

Durante as negociações bilaterais, havidas na semana passada, o chefe da delegação moçambicana, Aristides Adriano, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, referiu que o governo reconhece a importância da parceria com a Alemanha, no âmbito da cooperação para o desenvolvimento, que se tem destacado pela intervenção em áreas-chave do Plano Quinquenal 2020-2024, o que concorre para o desenvolvimento sustentável do país.

Relativamente às novas áreas de intervenção acordadas, constam a assistência aos deslocados internos e migração, em resposta ao pedido do governo moçambicano de apoio adicional na região norte.

“O foco do apoio inclui a melhoria do estado de saúde e nutrição da população, a reconstrução de infra-estruturas básicas, e a prevenção de conflitos e violência”, disse Adriano, citado no documento.

Explica que, para o efeito, é importante a implementação de medidas nas áreas de educação profissional, emprego e geração de renda, em especial para os jovens, bem como a melhoria dos serviços municipais e da gestão do risco de desastres com vista a reforçar a resiliência da população nesta região, de forma duradoura.

Na ocasião, o chefe da delegação alemã, Alois Schneider, do Ministério Federal da Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ), referiu que “a Alemanha é um parceiro empenhado, fiável e experiente, que apoia Moçambique na implementação dos seus objectivos de desenvolvimento, através de uma cooperação eficaz”.

“É um dos maiores doadores bilaterais de Moçambique, com uma longa história de cooperação pelo que vamos envolver-nos mais no norte do país de forma a contribuir para devolver a paz e tranquilidade à região. Estaremos também empenhados no diálogo com os parceiros moçambicanos sobre uma parceria para clima e desenvolvimento,” disse.

Os governos moçambicano e alemão iniciaram, ainda, o diálogo sobre uma possível “parceria para o clima e desenvolvimento”.

O principal objectivo da parceria é contribuir para a plena implementação dos acordos internacionais sobre o clima, onde se inclui uma colaboração mais estreita para a implementação da “Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC)” de Moçambique, bem como para diversificar as fontes de geração de energia e aumentar o uso de energias renováveis.

As próximas negociações sobre cooperação para o desenvolvimento entre os dois governos estão marcadas para 2024, em Berlim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *