Comboio de Passageiros Vai Ligar Moçambique e Eswatini

Comboio de Passageiros Vai Ligar Moçambique e Eswatini

Já foi lido 114vezes!

Um comboio de passageiros, ligando as cidades de Maputo, em Moçambique, e Matsapha, Eswatini (ex-Suazilândia), começa a operar a partir do dia 19 de Novembro corrente.

O facto resulta de um acordo bilateral rubricado pelos governos dos dois países, no âmbito da implementação da Zona de Livre Comércio da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Numa primeira fase, a operação será garantida através de uma automotora da empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), com capacidade de transportar 600 passageiros.

Num contacto telefónico com o “Notícias”, o director de Comunicação e Imagem da CFM-Sul, Adélio Dias, sublinhou que o custo do bilhete será de 1250 meticais (cerca de 20 dólares norte-americanos), numa carreira que partirá da Estação Central de Maputo, na capital moçambicana, a Matsapha, aos sábados, às 6h00.

No sentido inverso será aos domingos, chegando à capital moçambicana às 11h00.

Em termos logísticos, o “Notícias” apurou de Adélio Dias que a direcção-executiva dos CFM-Sul já está em prontidão para acolher esta experiência que acontece pela primeira vez na história de Moçambique independente.

A carreira prevê um serviço de restauração.

A empresa vai também introduzir, a partir da próxima segunda-feira, a circulação de automotoras no transporte de passageiros na zona centro, ligando as cidades da Beira e Dondo, em Sofala.

A carreira será também operada através de uma automotora, com capacidade para transportar 600 passageiros e ligará as duas cidades três vezes ao dia.

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique tem investido, nos últimos tempos, na aquisição de novos meios circulantes, entre os quais automotoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *