Gestão de Informação e a Tomada de Decisão

Gestão de Informação e a Tomada de Decisão

Já foi lido 69vezes!

A tomada de decisão assertivacontinua a ser um dos grandes desafios das Pequenas e Médias Empresas devido aoelevado nível de incertezas, num contexto de fragilidades do ecossistema de desenvolvimento e de prevalência de choques externos.

Tomar decisões com impacto positivo nos resultados da empresa impõe a necessidade de obtenção, processamento e a conversão da informação em acção concreta.

A falta de acesso a informação suficiente continua a ser um dos aspectos citados pela Estratégia de Desenvolvimento das MPMEs em Moçambique como constrangimento impactante deste grupo empresarial. Em linha com esta realidade, existe muita informação dispersa em diversos sectores de actividade que requer tempo e recursos para obtenção.

A informação é nesta perspectiva um requisito indispensável neste processotanto quando se pretenda iniciar ou expandir o negócio.

Por isso, quanto melhor estiver informado sobre o mercado e sobre as dinâmicas do seu novo negócio maior probabilidades de sucesso poderá ter na fase da sua implementação.

As empresas mais pequenas embora tenham um processo de tomada de decisão mais flexível, têm o desafio de correr maior risco de cometer erros, devido a pouca departamentalização, requerendo-se, assim maior atenção e cuidado nas decisões tomadas.

Os gerentes precisam de informações para reconhecer e definir situações-problema, desenvolver cursos alternativos e seleccionar a melhor alternativa.

Durante o processo da tomada de decisão, novas informações podem se tornar disponíveis e devem ser absorvidas.

A informação ajuda os gestores a ter uma melhor visão das situações e a reduzir a complexidade e incerteza que as cercam. Nesta perspectiva deve considerar as seguintes etapas:

  1. Identificação e estruturação do problema/oportunidade: Necessita-se de informações para identificar um problema e colocá-lo de forma estruturada.
  2.  Colocar o problema/oportunidade no contexto em que o problema ocorreu, dado que as informações sobre o contexto definem o problema.
  3. Geração de alternativas: A informação é um ingrediente chave na geração de alternativas para a tomada de decisão. É preciso ter informações sobre possíveis soluções para gerar alternativas.
  4. Escolha das alternativas: Com base nas informações sobre a adequação das alternativas, é feita uma escolha para seleccionar a melhor alternativa.

A tomada de decisão é a tarefa mais importante dos gerentes em uma organização. Na maioria das organizações, é usado sistema de gestão de informações.

Este sistema informatizadoé um instrumento de controlo de gestão ideal, todavia, caso a sua empresa não disponha deste, deve procurar organizar correctamente os seus dados de desempenho, de tal modo, queajudem a identificar e corrigir falhasbem passim a planificarassertivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT