GCCC Vai Arrancar Com Audições dos Casos Livro da 6ª Classe e Covid-19

GCCC Vai Arrancar Com Audições dos Casos Livro da 6ª Classe e Covid-19

Já foi lido 90vezes!

O Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) em Moçambique inicia brevemente as audições dos indiciados no caso de desvio de fundos destinados à Covid-19 e no processo relacionado com o livro de Ciências Sociais da 6.ª classe.

Segundo fonte judicial, as audições visam confrontar e esclarecer, junto dos implicados, toda a matéria reunida na fase de instrução em curso.

Findo este exercício, e se ficar provada, todos os implicados serão acusados e levados ao tribunal.

Actualmente, prosseguem diligências visando recolher e juntar o maior número possível de elementos de prova relacionados com estes processos, abertos sem nenhum arguido preso.

“Os casos estão rigorosamente a ser seguidos. Neste momento, decorre a reunião de algumas provas complementares e brevemente começaremos com as audições”, disse a fonte, citada hoje pelo “Notícias”.

No caso do livro de Ciências Sociais da 6.ª classe, o GCCC abriu uma investigação para aferir as causas e circunstâncias que originaram os erros nele contidos e verificar se houve corrupção nos procedimentos que levaram à produção do manual, que se apresenta com muitos erros.

Já no caso da Covid-19, a entidade abriu um processo-crime para apurar responsabilidade no desvio e/ou má gestão dos fundos alocados no contexto da resposta à pandemia no país.

A investigação foi espevitada pelas conclusões do relatório que o GCCC solicitou ao Ministério da Economia e Finanças, no qual o Tribunal Administrativo constata, entre outras situações, irregularidades relacionadas com adjudicações directas, pagamentos indevidos e desvios de aplicação de cerca de dois mil milhões de meticais (31.309.516,56 dólares norte-americanos) em nome das acções de combate à Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT