Disponíveis Fundos Para Obras de Regadios de Búzi e Chemba

Disponíveis Fundos Para Obras de Regadios de Búzi e Chemba

Já foi lido 35vezes!

Doze milhões de dólares norte-americanos estão disponíveis para as obras de construção e reabilitação de dois regadios nos distritos do Búzi e Chemba, na província de Sofala, centro de Moçambique.

As infra-estruturas vão cobrir uma área de aproximadamente 1400 hectares e abranger mais de 2500 agricultores do sector familiar.

De acordo com a secretária de Estado em Sofala, Stella Zeca, as empreitadas deverão arrancar, entre Agosto e Setembro próximo, esperando-se que venham a impulsionar a produção e produtividade de culturas alimentares.

Entre as infra-estruturas contempladas no projecto, segundo a fonte, caitada pelo “Notícias”, cinco haviam sido destruídas, no distrito do Búzi, durante a passagem do ciclone tropical Idai, em Março de 2019, e as restantes duas serão erguidas em Chemba.

Trata-se de uma iniciativa enquadrada no Projecto de Irrigação de Pequena Escala e Ligação ao Mercado (IRRIGA) que, conforme defendeu a governante, exige para a sua implementação a necessidade de se pensar de forma estratégica e coordenada.

Falando no final de uma visita de trabalho aos Serviços Provinciais de Actividades Económicas, Stella Zeca apontou que “existem várias iniciativas de financiamentos, mas às vezes, diversos projectos não se interligam para que haja complementaridade e outras vezes há redundância em relação aos locais e tipo de actividade”.

Exemplificou que, durante a passagem do ciclone tropical Idai, foram destruídos todos os sistemas de irrigação obrigando que os produtores fossem dependentes da agricultura de sequeiro.

Sublinhou a existência de um grande desafio no projecto, no que concerne a fazer o acompanhamento das obras para terminarem, atempadamente, a fim de beneficiar os produtores do sector familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT