China Elimina Taxas Alfandegárias a Produtos Importados de Moçambique

China Elimina Taxas Alfandegárias a Produtos Importados de Moçambique

Já foi lido 48vezes!

A China vai eliminar taxas aduaneiras para 98 por cento dos produtos importados de 16 países em desenvolvimento, incluindo Moçambique, a partir de 01 de Setembro próximo.

Segundo um comunicado divulgado na segunda-feira pelo Ministério das Finanças da China, a Comissão de Tarifas Alfandegárias do Conselho de Estado decidiu atribuir o estatuto de ‘tarifa zero’ a 16 países.

A maioria dos países contemplados situa-se no continente africano, nomeadamente Togo, Eritreia, República Centro-Africana, Guiné-Conacri, Ruanda, Sudão, Chade e Djibuti, onde em 2017 a China abriu a primeira base militar no estrangeiro.

Na Ásia, a lista inclui Camboja e Bangladesh, assim como Laos e Nepal, dois países com quem a China faz fronteira.

O estatuto ‘tarifa zero’ vai também abranger Kiribati, Ilhas Salomão e Vanuatu, três dos países visitados em Maio e Junho pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, num périplo que também passou por Timor-Leste.

As Ilhas Salomão e Kiribati mudaram recentemente o seu reconhecimento diplomático de Taiwan para Pequim. As Ilhas Salomão assinaram ainda um pacto com a China que pode levar ao estabelecimento de uma base naval chinesa no Pacífico Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT