TotaEnergies Apresenta Estudo de Mercado e Promove Certificação de Empresas em Cabo Delgado

TotaEnergies Apresenta Estudo de Mercado e Promove Certificação de Empresas em Cabo Delgado

Já foi lido 97vezes!

A multinacional petrolífera TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, operadora do projecto Mozambique LNG, apresentou hoje, em Pemba, um estudo de mercado, realizado pela Deloitte, que mapeia a realidade económica da província de Cabo Delgado.

O estudo avalia as competências da província em matéria de fornecimento de bens e serviços, providenciando informações de mercado sobre diversos actores, incluindo empresas, associações empresariais e institutos técnicos de formação profissional.

O documento também mapeia os diversos programas de apoio ao desenvolvimento socioeconómico da província, bem como as respectivas fontes de financiamento, de modo a permitir um melhor alinhamento entre os programas e evitar a duplicação de esforços.

A TotalEnergies explica em comunicado que o estudo de mercado, feito no âmbito da revisão do Plano de Conteúdo Local do Projecto Mozambique LNG, permitiu identificar três sectores críticos que podem estimular o mercado local e todas as cadeias de valor, nomeadamente construção civil, transportes e logística, e serviços gerais.

O estudo permitiu ainda criar uma base de dados actualizada de 1.137 empresas, a análise quantitativa e qualitativa dos ecossistemas dos principais actores de cada um dos sectores, e o mapeamento das principais fontes de procura e oferta na província, dentro dos três sectores referidos.

Por outro lado, o referido estudo aponta as necessidades de educação e formação técnica e profissional, e identifica potenciais sinergias a serem estabelecidas entre estas necessidades e a proposta de Programa Único de Conteúdo Local, para impulsionar actividades que possam já estar em curso.

A apresentação do estudo também foi marcada pela entrega oficial de certificados ISO 9001 a 11 Pequenas e Médias Empresas (PME) de Cabo Delgado.

São empresas que integraram o Programa de Preparação e Obtenção de Certificação das PME promovido pela TotalEnergies, em parceria com o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).

As empresas certificadas operam em diversos sectores de actividade, como prestação de serviços, construção civil, serviços eléctricos, produção, aprovisionamento e corretores sob medida.

As PME certificadas beneficiarão ainda de um acompanhamento por um período de dois anos para a renovação da certificação.

Nocif Magaia, director provincial da Indústria e comércio de Cabo Delgado, que saudou a certificação das empresas, afirmou que o estudo “responde ao desígnio de fortalecer a integração e crescimento das indústrias locais e de todo o sector privado emergente na cadeia de valor dos megaprojectos, com base no conteúdo local, privilegiando as pequenas e médias empresas moçambicanas”.

Já o representante da TotalEnergies em Moçambique, Maxime Rabilloud, afirmou “a realização deste estudo de mercado e a certificação de empresas moçambicanas são um testemunho do nosso compromisso em contribuir para promover o conteúdo local e, por conseguinte, contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique, em geral, e de Cabo Delgado, em particular”.

Referiu que apesar de o projecto Mozambique LNG continuar em força maior, e, portanto, com as operações suspensas, a TotalEnergies continua a investir em acções de conteúdo local para o desenvolvimento socioeconómico em Mocímboa da Praia e Palma, que já permitiram a criação de mais de 1.300 empregos permanentes.

Rabilloud acrescentou que “em estreita coordenação com o Governo de Moçambique e outras partes interessadas, vamos continuar a investir na promoção do conteúdo local, incluindo através da divulgação de informação de interesse comercial, da capacitação de empresas e recursos humanos moçambicanos, do fomento de relações comerciais e integração de empresas moçambicanas nas oportunidades de negócio criadas pela nossa companhia”.

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100% pela TotalEnergies, é a operadora do projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT