Programa “EMPREGA” Financia Projectos Juvenis com 750 Milhões de Meticais

Programa “EMPREGA” Financia Projectos Juvenis com 750 Milhões de Meticais

Já foi lido 64vezes!

O programa “EMPREGA” implementado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) tem disponíveis 750 milhões de meticais (pouco mais de 11.7 milhões de dólares) para financiar 500 projectos juvenis até 2024.

Este é um dos programas, na fase piloto, em avaliação no III Conselho Coordenador da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, evento de dois dias que arrancou na manhã desta quarta-feira (27), em Matibane, posto administrativo do distrito de Mossuril, província de Nampula, norte de Moçambique.

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, afirmou, no seu discurso de abertura, que o mandato institucional é o de procurar soluções.

“O investimento na formação profissional que temos estado a assistir visa dotar os nossos jovens de competências para responderem aquilo que o mercado procura”, afirmou.

O governante que lidera o pelouro da Juventude e Emprego no país disse que a esperança dos jovens, de um futuro melhor, assenta no desempenho e cumprimento do mandato imposto pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

“Vamos continuar como SEJE a dialogar com a largura do país para levar esta mensagem de esperança que os jovens devem acreditar no trabalho de busca de conhecimento, de patriotismo, e também de combate as drogas, casamentos prematuros, e todos os males”, anotou.

Segundo Petersburgo “devemos acelerar o passo e abrangência dos nossos programas porque a juventude clama por mais e melhor”.

“Não podemos ficar indiferentes, com críticas ou elogios, os resultados que alcançamos ficam para a história e a história é testemunha. O nosso foco é o presente e o futuro, não nos podemos deixar desviar. Estas reacções devem servir para nos dar força, coragem e muita motivação para continuarmos a fazer o melhor e a melhorar as nossas intervenções”, acrescentou.

Petersburgo lembrou o contexto em que decorre a execução do Plano Quinquenal do Governo e as diversas iniciativas presidenciais viradas ao desenvolvimento de Moçambique.

“Apesar das adversidades que chocam o dia-a-dia do cidadão moçambicano e de forma particular a vida dos jovens, o Presidente da República tem sabido liderar os destinos dos moçambicanos e a trazer soluções”, apontou.

A Secretaria de Estado da Juventude e Emprego leva a cabo diversos programas e medidas activas de promoção do emprego e bem-estar para jovens como o “Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis” (FAIJ), “Meu Kit, Meu Emprego”, “Emprega”, “Eu Sou Capaz” e “Prémio Jovem Criativo”.

O FAIJ, no seu terceiro ano de execução, vai estender a sua acção para mais 20 distritos com um valor de 33 milhões de meticais, a que se somam os 66 milhões de 2020/2021.

Destaque vai ainda para o programa “Eu Sou Capaz”, que tem como patrona a Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, e que incide na retenção da rapariga na escola e, até 2024, deverá entregar 400 mil uniformes escolares e 191 mil bicicletas, em todo o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT