Chimuara Terá Central Solar Para Gerar 30MW

Chimuara Terá Central Solar Para Gerar 30MW

Já foi lido 183vezes!

O posto administrativo de Chimuara, na província da Zambézia, centro de Moçambique, está a acolher um investimento inicial de cerca de 43 milhões de dólares norte-americanos para a construção de uma central eléctrica solar que, numa primeira fase, vai produzir 30 MegaWatt (MW), a partir de 2024.

Trata-se de um projecto que está a ser desenvolvido pela empresa SunMoz, constituído pela moçambicana Checunda Investimentos e a britânica Renewable Energy Services Africa (RESA) Limited e que, segundo fontes da empresa, já se encontra num estágio bastante adiantado de implementação.

A central solar fotovoltaica de Chimuara vai produzir até 100 MegaWatt (MW) que deverão ser injectados na Rede Nacional de Energia, através da subestação de Chimuara, propriedade da Electricidade de Moçambique (EDM).

Também prevê-se que o projecto seja capaz de suprir as necessidades energéticas de pelo menos 150 mil famílias da região, ao mesmo tempo que vai aumentar a proporção de fontes de energia verde na rede eléctrica nacional, reduzindo assim a emissão global de carbono do país.

Segundo fonte da empresa, citada pelo “Notícias”, decorre o processo de finalização das actividades remanescentes antes do início da construção efectiva e eventual comissionamento da fase inicial da planta solar.

Prevê-se que na fase de construção do projecto se crie, pelo menos 150 empregos directos ou indirectos, com a maioria deles beneficiando moradores das comunidades vizinhas que serão treinados para realizar as actividades necessárias.

A implementação da iniciativa está a ser feita com a Solar Century Africa (SCA) Limited, uma empresa do Reino Unido que opera como co-desenvolvedor, IDA como líder de mercado no desenvolvimento de projectos de energia solar fotovoltaica e armazenamento em vários países africanos, com destaque para projectos realizados no Quênia, Nigéria, Gana, África do Sul, República Democrática do Congo, Malawi, Moçambique, Botswana, Namíbia e Eritreia.

Com a intervenção desta empresa, espera-se que a Central Solar de Chimuara tenha tecnologia de ponta e inteligente e controlos robustos para gerar energia limpa e económica para empresas, comunidades e investidores.

A implantação desta central solar foi objecto de destaque na recente visita do Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, à Inglaterra, onde o projecto mereceu destaque sobretudo por se basear numa parceria entre uma empresa moçambicana e britânica.

Conforme foi indicado, na ocasião, ambas empresas dedicam-se à identificação e desenvolvimento de oportunidades no sector das energias renováveis para dar uma contribuição significativa aos esforços de descarbonização da África Austral, através do aumento de sua capacidade de energia renovável dentro e fora da rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *