Gestão Proativa: Os 5 Benefícios Para a Sua Empresa

Gestão Proativa: Os 5 Benefícios Para a Sua Empresa

Já foi lido 67vezes!

O que é gestão proativa?

Existem dois tipos possíveis de postura quando o assunto é administrar um empreendimento. De um lado, temos a gestão proativa e, do outro, a reativa. Ambas as formas de tocar os negócios nunca são adotadas de maneira absoluta — nem poderiam.

É impossível imaginar que alguém faça toda a direção administrativa e seja responsável por pautar sempre o que vem pela frente. Da mesma forma, é inimaginável que uma pessoa seja capaz de manter a gestão concentrada apenas no agora.

De toda maneira, ainda é predominante a adoção da gestão reativa, seja por opção ou por falta de organização nos negócios. Estima-se que hoje pelo menos dois terços das tomadas de decisão sejam voltados apenas para o panorama imediato da situação em que a empresa se encontra.

Uma das dificuldades enfrentadas pelas empresas para uma postura mais proativa é o baixo investimento em ferramentas que permitam o desenvolvimento da metodologia. Além disso, dentro dos empreendimentos falta cultura organizacional que favoreça essa prática.

Quais são os pilares da gestão proativa?

Existem quatro pilares na gestão proativa. É comum que eles sejam distribuídos na Mandala da Gestão Proativa, que representa a essência da metodologia. Isso porque ela reproduz em seus quatro quadrantes os pilares básicos dessa gestão e as capacidades incluídas em cada um deles. Conheça um pouco mais sobre o assunto, a seguir.

Gestão do comportamento proativo

Engloba as capacidades da empresa de liderar de forma proativa. Assim, ela é capaz de antecipar, criar e construir novas formas de trabalho. Nesse cenário, os líderes são transformadores, e os profissionais têm um perfil proativo. 

Gestão da incerteza

Esse é o pilar que diz respeito às capacidades da empresa de enfrentar o risco e o erro. Afinal, lidar com a incerteza é um dos principais desafios de líderes e gestores que buscam desenvolver empresas menos reativas. Para isso, é essencial reverter o modelo mental relativo a risco e erro.

Isso quer dizer que empresas proativas sabem que não correr riscos é mais perigoso. Por isso, elas aprendem com os erros certos, aqueles que resultam do processo de exploração e descoberta enquanto buscam o novo, e evitam os que ocorrem por incompetência funcional ou negligência.

Gestão da inovação proativa

Quebrar as regras vigentes no mercado é uma capacidade essencial em empresas proativas. A organização precisa ter disposição para atuar de forma mais flexível em relação a operações e hierarquias. Quando há estruturas burocráticas com forte controle, a proatividade sofre, já que elas inibem a autonomia e os insights.

Gestão do futuro-hoje

Ser capaz de visualizar realidades futuras e gerenciar a pressão do curto prazo é fundamental na gestão proativa. Esse pilar considera que o futuro não é algo que está por vir, mas que se constrói desde já. Assim, a equipe age no presente, mas com os olhos no futuro.

Para que essa habilidade seja desenvolvida, é preciso que a empresa tenha uma equipe com capacidade de imaginar realidades futuras. No entanto, empresas que são reféns do presente dificilmente são proativas em suas estratégias de mercado.

Quais são as vantagens de tornar a empresa proativa?

É necessário que a empresa tenha uma boa plataforma tecnológica. Com ela, é possível construir relatórios integrados e que ofereçam indicadores adequados para uma avaliação do cenário e uma tomada de medidas estratégicas com boa antecipação.

Essa coleta de dados, quando bem assessorada por uma empresa parceira, faz com que as informações necessárias estejam disponíveis no momento certo e torna a empresa proativa. Se você ainda tem dúvidas sobre a aplicabilidade e as vantagens dessa metodologia, preste atenção aos benefícios que apresentamos a seguir!

1. Amadurecimento do planejamento estratégico

É de praxe — e também de extrema necessidade — que seja feito o planejamento estratégico do negócio, pelo menos antes da virada do ano comercial adotado pela empresa. Em alguns casos, essa antecipação dos planos é reescrita semestralmente ou até mesmo trimestralmente.

Independentemente da forma adotada pelo empreendimento, é importante ter alguma linha de referência para guiar os trabalhos. Nos negócios em que ainda há baixa cultura de gestão proativa, é comum que os planejamentos estratégicos sejam pouco eficientes.

Isso acontece porque, uma vez que se exercita de maneira fraca o estudo de variáveis futuras e se dedica pouca energia à avaliação dos possíveis cenários, normalmente os resultados tendem a ser muito diferentes quando as ações são aplicadas na prática.

Por analogia, é fácil compreender por que empresas mais disciplinadas em avaliar seus próprios indicadores e também os de mercado conseguem ter mais sucesso e menos imprevistos quando o assunto é pensar estrategicamente.

2. Melhoria dos resultados

Em um primeiro momento, talvez seja difícil ver como, objetivamente, a gestão proativa pode garantir um aumento de produtividade concreto. No entanto, ele existe e, com o tempo, é fácil percebê-lo. Isso é possível porque a gestão proativa diminui os riscos de todo o processo ou projeto.

Como é fundamental estudar o cenário futuro, fica quase impossível não fazer uma revisão dos principais riscos que podem ocorrer pelo caminho. A partir desse apanhado de possíveis dificuldades, é natural já deixar à mão as soluções necessárias, de forma a diminuir custos com eventuais tomadas de decisão de última hora.

Além disso, existe o fator economia de tempo. Ao se dedicar, por exemplo, meia hora para programar uma atividade futura, é possível evitar gastar dez minutos sempre que houver algum imprevisto. Assim, se essa atividade for repetida somente quatro vezes, a atitude preventiva já terá valido a pena.

3. Processos mais ágeis

Ao planejar uma estratégia futura, a empresa é instigada a levantar os riscos que podem aparecer pelo caminho. Por mais que seja impossível identificar todos os imprevistos de uma operação, quando suas ameaças são enumeradas, fica mais fácil ver as rotas alternativas para a superação dos obstáculos.

Dessa maneira, ao se deparar com alguma dificuldade, existe uma boa chance de que o negócio já tenha pensado em uma saída para a situação. Isso proporciona economia de tempo e elimina a necessidade de pensar em um caminho alternativo. Com isso, ganha-se mais velocidade e agilidade ao adotar uma das resoluções anteriores apontadas como solução do problema.

4. Otimização do tempo

Ao enxergar melhor o caminho à frente, pode-se conseguir uma ideia mais clara quanto ao tempo disponível para cada atividade. Se a equipe identificar todos os passos a serem seguidos até alcançar uma meta, fica mais fácil controlar o cronograma de forma a não perder prazos — talvez até seja possível antecipar responsabilidades futuras.

Se esse planejamento das próximas tarefas não estiver bem estruturado, há grandes chances de que, em alguma delas, o pessoal perca tempo — o que pode comprometer todo o fluxo futuro. Por isso, é fundamental manter o planejamento estratégico bem dimensionado, informar os envolvidos, controlar a agenda e otimizar os projetos de forma mais simples.

5. Estruturação de relatórios integrados

Outro benefício da gestão proativa é o atingimento de maior maturidade dos relatórios gerenciais. Conforme se aprofunda o estudo sobre como adotar uma maneira melhor de planejar o futuro do negócio, é mais do que imediata a necessidade de aprofundamento dos relatórios fornecidos para a gestão.

Isso faz com que essas ferramentas estratégicas tenham um viés cada vez mais cooperativo, o que torna os relatórios mais interligados. Nesse momento, há um grande salto no nível de conhecimento corporativo: os controles se conectam, e o negócio começa a ser melhor entendido pelos gestores.

Então, de forma geral, existem vantagens bastante significativas quando se adota a gestão que torna a empresa proativa. E depois de entender melhor esse tema, o gestor se torna mais capacitado a aplicar métodos de administração precisos na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT