Sete Novas Portagens Entram Hoje em Funcionamento

Sete Novas Portagens Entram Hoje em Funcionamento

Já foi lido 124vezes!

Sete novas portagens vão entrar em funcionamento a partir de hoje (01.06) em estradas de quatro províncias moçambicanas, com taxas de até 1000 meticais (cerca de 16 dólares norte-americanos), anunciou o Governo.

As portagens estão ao longo das estradas principais 1, 7 e 13 nas províncias de Gaza e Inhambane, no sul de Moçambique, Manica, no centro, e Niassa, no norte do país, refere o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

Trata-se de infra-estruturas instaladas no troço Xai-Xai- Zandamela, em Gaza; três nos trajectos Zandamela- Lindela; Lindela-Nhachengue e Nhachengue- Pambara, em Inhambane, uma no percurso Catandica-Changara, em Manica, e duas na estrada Liching- Mandimba e Mandimba-Cuamba, no Niassa.

As taxas para a travessia variam entre 50 meticais (o dólar custa cerca de 64 meticais) e 1000 meticais, consoante a classe (ligeiros ou pesados), havendo também a aplicação de taxas mensais para transporte de passageiros e veículos de moradores.
As taxas mensais são de 300 meticais para veículos de classe 1 e 500 meticais para os de classe 2.

Na província de Inhambane foram construídas três portagens, em Niassa duas, na província de Gaza uma e em Manica há também uma nova praça de cobrança.

A construção das referidas infra-estruturas custou 238 milhões de meticais (3.725.838,00 dólares), no total.

O Governo moçambicano tem justificado o aumento do número de portagens com o imperativo de arrecadar recursos financeiros para a manutenção e modernização das vias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT