Moçambique Regista Inflação Mensal de 1.13% Em Abril

Moçambique Regista Inflação Mensal de 1.13% Em Abril

Já foi lido 199vezes!

 A inflação em Moçambique, medida pelo Índice do Preços no Consumidor (IPC) nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, atingiu 1,13 por cento em Abril, quando comparada com a do mês anterior.

Já a inflação acumulada situou-se em 4,5 por cento e a homóloga em 7,9 por cento, refere uma nota de imprensa do Instituto Nacional de Estatística divulgado esta terça-feira.

As divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas, e de transportes foram as de maior destaque, ao contribuírem no total da variação mensal com cerca de 0,54 e 0,48 pontos percentuais (pp) positivos, respectivamente.

Entretanto, com relação a variação mensal por produto destaca-se o aumento dos preços da gasolina com 5,9 por cento, pão de trigo (8,5 por cento), peixe seco (9,5 por cento), gasóleo (7,1 por cento), óleo alimentar (4,0 por cento), viaturas ligeiras em segunda mão (2,4 por cento) e carapau (1,6 por cento).

Estes contribuíram no total da variação mensal com cerca de 1,06 pontos percentuais (pp) positivos.

No entanto, alguns produtos com destaque para o tomate (1,5 por cento), peixe fresco (1,6 por cento) e couve (4,1 por cento), contrariaram a tendência de aumento, ao contribuírem com cerca de 0,11pp negativos.

No período compreendido entre Janeiro a Abril do ano em curso, Moçambique registou um aumento de preços na ordem de 4,51 por cento. As divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas, e de transportes, foram as de maior destaque, ao contribuírem no total da variação acumulada com cerca de 2,34pp e 1,39pp positivos, respectivamente.

Desagregando a variação acumulada por produto, destaca-se o aumento dos preços do tomate, gasolina, transportes semi-colectivos urbanos e suburbanos de passageiros, pão de trigo, peixe seco, óleo alimentar e veículos automóveis ligeiros em segunda mão, cuja comparticipação foi de 2,79pp positivos no total da variação acumulada.

Comparativamente a igual período do ano anterior, o país registou no mês em análise, um aumento de preços na ordem de 7,90 por cento. As divisões de transportes, e de alimentação e bebidas não alcoólicas, foram em termos homólogos as que registaram maior variação de preços com cerca de 12,43 por cento e 10,25 por cento, respectivamente.

Analisando a variação mensal pelos três centros de recolha, que servem de referência para a variação de preços do país, nota-se que em Abril findo, todas
as cidades registaram aumento de preços, com a cidade de Nampula a se destacar com cerca de 1,36 por cento, seguida da Beira com 1,16 por cento e por fim a capital moçambicana, Maputo, com cerca de 0,99 por cento.

Comparativamente a variação acumulada, a cidade da Beira, teve a maior subida do nível geral de preços com cerca de 6,66 por cento, seguida de Nampula com 4,42 por cento e Maputo com 3,80 por cento.

Relativamente a variação homóloga, Nampula liderou a tendência do aumento do nível geral de preços com cerca de 8,80 por cento, seguida de Maputo com cerca de 7,87 por cento e, por último, a Beira com 6,70 por cento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *