Gestão dos Recursos Empresarias

Gestão dos Recursos Empresarias

Já foi lido 188vezes!

Por Wilson da Conceição Fernando

As empresas procuram desenvolver-se e crescer de diferentes formas, de modo a perpetuarem-se no mercado até mesmo para terem uma vantagem competitiva quelhes garante um posicionamento estratégico vantajoso face aos concorrentes. Algumas organizações como forma de crescer e desenvolver-se procuram melhorar os seus processos internos modificando os seus modus operandi. Outras organizações procuram crescer e desenvolver focando-se nos seus recursos assim como melhorando a sua gestão. Neste texto iremos abordar sobre a gestão dos recursos empresariais como ferramenta de desenvolvimento e crescimento corporativo.

As empresas são compostas de diferentes recursos: financeiros, humanos, tecnológicos, materiais, imateriais, entre outros., que auxiliam a organização a funcionar de uma forma desejável. Esses recursos por si só, são meros recursos, mas em conjunto funcionam como um sistema que ajuda o funcionamento dos demais. Por exemplo, uma mesa na empresa pode não ter um valor, mas quando a mesa serve para ser usado para que sejam colocados os laptops e os recursos humanos possam trabalhar, a mesa passa a ter o valor para a empresa. Do mesmo modo, ocorre com os recursos financeiros que por si só não tem o valor, mas quando trabalhados em interação com outros, por exemplo, recursos humanos da organização no caso de pagamentos de remunerações, vemos os valores desses recursos, vice-versa.

A gestão desses recursos deve ser feita de formas distintas; gerir os recursos materiais das empresas deve ser diferente com gerir recursos imateriais; assim também ocorre com os recursos tecnológicos que difere com a gestão de recursos financeiros da organização; cada recurso tem a sua peculiaridade, asua importância, etc. Gerir os recursos financeiros da organização é, pois, diferente de gerir os recursos humanos.

No que se refere aos recursos financeiros, a sua gestão deve ser feita de forma continua, isto é, seguindo processos que permitem o uso eficiente e eficaz deste recurso escasso. Há necessidade da organização estabelecer regras, definir orçamentos, monitorar e fazer auditoria do seu uso, isto para que a organização possaaveriguar de que modo os recursos financeiros da empresa são usados.

Nesta perspectiva, é fundamental proceder as seguintes questões: Quais as áreas da empresa em que tem sido gasto mais recursos? Como foram gastos esses recursos? Saber do desempenho desses recursos; O que permitiu a empresa realizar com uso desses recursos? Que áreas necessitam de recursos adicionais, entre outrosaspectosrelevantes.

A gestão dos Recursos Humanos (RH) da organização também requer uma atenção especial, diferente de outros recursos que a organização possui, os RH possuem caraterísticas peculiares; não devem ser geridos como outros; dado que são dotados de sentimentos, personalidade, emoções, opiniões. Estes elementos fazem com que a sua gestão tenha de ser feita com bastante atenção; os indivíduos quando entram nas organizações para além do desenvolvimento profissional procuram também o seu desenvolvimento pessoal. Por isso, a sua gestão deve estar ligada entre os objetivos da organização com os individuais. No entanto, os objetivos individuais devem estar abaixo dos organizacionais. Para isso, os gestores dos RH devem estar atentos aos mesmos, nos seus subsistemas de modo a tornar a organização mais atractiva de maneira a reter e atrair altos profissionais, criar um clima organizacional que favorece uma boa interação entre os membros da organização, visando o bom desempenho organizacional.

O desenvolvimento e crescimento empresarial implica a gestão eficiente e eficaz de vários recursos da empresa. Esses recursos devem ser usados de forma coordenada e interdependente. Cada um dos recursos que a empresa possui tem peculiaridades distintas; Dai que na gestão desses recursos devem ser levados em consideração de modo a garantir o pleno funcionamento destes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT