Diplomatas Instados a Ser Mais Criativo Na Busca de Investimento Estrangeiro

Diplomatas Instados a Ser Mais Criativo Na Busca de Investimento Estrangeiro

Já foi lido 110vezes!

O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafia os diplomatas moçambicanos a serem mais criativos na busca de mais investimento estrangeiro e de iniciativas para impulsionar o desenvolvimento social e económico do país.

Para o efeito, o estadista recomenda àqueles servidores públicos a estarem bem informados e sensibilizados sobre a realidade do país e, com detalhe, conhecer a situação de segurança, política, económica, mudanças climáticas, Covid-19, entre outros.

“Os diplomatas devem estar abalizados na política e estratégia internacional. Queremos que o nosso diplomata assuma o espírito de criatividade e de entrega abnegada na angariação de mais investimento e iniciativas de desenvolvimento nacional’, disse Nyusi, que falava hoje, em Maputo, durante a sessão de abertura do X Conselho Coordenador do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MINEC).

O evento, de cinco dias, decorre sob o Lema: Por Uma Paz, Investimento e Desenvolvimento, Novos Desafios e Novas Abordagens”.

O estadista moçambicano destacou a necessidade de os diplomatas estarem bem informados sobre as intervenções do governo para fazer face as várias adversidades e desafios.

Segundo o governante, munidos desse conhecimento profundo sobre o país e do contexto global de cada país onde actuam, os diplomatas saberão mobilizar a cooperação e os recursos necessários para complementar os esforços do governo, bem como explicar aos parceiros sobre a realidade e percepções reais do país.

O estadista reiterou a necessidade dos diplomatas reforçarem as acções de prevenção e assistência as comunidade moçambicanas residentes no estrangeiro, com realce para a sua inserção na vida económica e social nos países de acolhimento.

“Nós existimos porque existem os moçambicanos, os moçambicanos para vocês têm sempre razão. Quando ele bate a vossa porta devem abri-la de imediato, devem prestar maior atenção na diáspora […], encorajem-nos a terem uma participação mais activa e política e nos esforços do desenvolvimento do país”, acrescentou.

Nyusi também instruiu aos diplomatas moçambicanos a trabalharem no sentido de garantir a eleição de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Recomendamos que prossigam com maior intensidade na mobilização de apoios para que tenhamos êxito na nossa pretensão, mesmo estando aqui em Moçambique. Exploremos todas as excelentes relações que temos com vários países até a data da eleição a 09 de Junho de 2022”, disse.

Num outro desenvolvimento, Nyusi falou das três estratégias que estão em curso, com vista a erradicar os grupos terroristas que assolam a província de Cabo Delegado, extremo norte de Moçambique, desde Outubro de 2017.

Segundo o Chefe do Estado, a primeira estratégia está centrada na estabilização da situação de segurança e a reposição da autoridade do Estado, com o regresso dos deslocados e a normalização da vida das populações.

A segunda consiste na reforma, capacitação e a modernização das FDS, para que estejam aptas a cumprir com eficácia e na plenitude a sua missão; a terceira, contempla a reconstrução e reposição do normal desenvolvimento social e económico com o regresso de todos os intervenientes privados e públicos, a oferta de mais empregos e renda às famílias deslocadas, com destaque para Jovens e Mulheres.

“Para que esta estratégia seja mais eficaz, está em finalização o mecanismo designado Mozambique Support Fast Fund, que preconiza a mobilização de mais recursos junto dos parceiros e conjugado com vários programas do governo”, afirmou.

Recentemente, o estado moçambicano lançou o Plano de Reconstrução de Cabo Delgado, orçado em cerca de 300 milhões de dólares norte americanos, e está em curso, o programa director de retorno dos deslocados às suas regiões de origem, iniciativa que conta com o financiamento dos parceiros de cooperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT