Autoridade Tributária Insta Mulheres a Contribuírem Para a Economia de Moçambique

Autoridade Tributária Insta Mulheres a Contribuírem Para a Economia de Moçambique

Já foi lido 361vezes!

 A Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), Amélia Muendane, insta as mulheres tributárias e aduaneiras a continuarem a se envolver cada vez mais para que possam contribuir nos esforços para a economia nacional.

Amélia Muendane falava hoje, em Maputo, por ocasião da Gala da Mulher Tributária e Aduaneira, um evento que decorre sob o lema “AT Reverenciando a Mulher” e que se insere no fim das festividades do mês da mulher moçambicana.

O evento, contou com a participação de mulheres das 11 províncias do território moçambicano, que participaram em diversas actividades culturais, com destaque para dança, canto, declamação de poesia, desfile de moda, ginástica aeróbica e feira de gastronomia.

A presidente da AT insiste que ainda persistem vários desafios que impedem a as mulheres de atingir os lugares cimeiros da sociedade moçambicana.

“Os desafios da mulher em tomar o protagonismo no processo de desenvolvimento continua a evidenciar-se embora ela continue a trabalhar no sentido de encontrar o seu espaço e a Autoridade Tributária não é uma excepção”, disse Muendane.

Acrescentou que “a AT é uma instituição com uma natureza de hierarquia paramilitar onde o papel da mulher durante muito tempo nas Forças Armadas tem sido relevada, por isso já temos mulheres a dirigirem as áreas específicas”.

Muendane referiu que gostaria que no futuro tivessem mais mulheres a terem protagonismo sobretudo em termos de destaque em posições de chefia e liderança.

A fonte disse não ter dados de mulheres que estão a contribuir na economia do país, mas em termos de mulheres do sector informal tem uma presença significativa nas associações.

“Na Associação Mukhero por exemplo, temos várias mulheres que estão a interagir directamente com a AT como líderes e acreditamos que a mulher tem um papel importante na família e garante os recursos para a sobrevivência das suas famílias através da economia informal e de outras formas de subsistência”, avançou.

Para a presidente da AT olhando para a economia rural, particularmente no sector agrário onde tem mais de 90 por cento, encontramos mulheres a liderarem este sector, o que significa que esta classe não pode ser ignorada quando se fala de processo de desenvolvimento económico.

One thought on “Autoridade Tributária Insta Mulheres a Contribuírem Para a Economia de Moçambique

  1. Im very pleased to find this site. I need to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely really liked every part of it and I have you bookmarked to see new information on your site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *