IGEPE Arrecada Seis Mil Milhões de Meticais em Receitas

IGEPE Arrecada Seis Mil Milhões de Meticais em Receitas

Já foi lido 121vezes!

O Instituto de Gestão das Participações do Estado moçambicano (IGEPE) arrecadou, no ano de 2020, seis mil milhões de meticais (cerca de 94 milhões usd).

O montante demonstra um incremento de receitas do IGEPE, nos últimos anos. Em 2016, a instituição arrecadou cerca de 511 milhões de meticais.

A informação foi partilhada hoje, em Maputo, pela Presidente do Conselho de Administração (PCA) do IGEPE, Ana Coanai, durante uma visita de trabalho da Comissão do Plano e Orçamento (CPO) da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, no quadro da fiscalização às instituições estatais.

“O nosso compromisso com o ministro das Finanças, que nos tutela, é aumentar a receita. Vamos buscar os dividendos e as receitas, diariamente”, disse Coanai.

Por sua vez, o presidente da CPO, António Niquice, disse que o processo de reestruturação das empresas públicas está a trazer resultados positivos, tendo em conta o nível de arrecadação do IGEPE.

Segundo Niquice, as empresas estatais conseguiram produziram, apesar dos efeitos nefastos da COVID-19.

“No ano de 2020, houve arrecadação satisfatória de recursos capitais que foram encaminhados para o Tesouro do Estado na ordem de seis mil milhões de meticais”, confirmou o deputado.

Acrescentou que “isso significa que mesmo com os efeitos nefastos e devastadores da pandemia da COVID-19, têm estado a ser feito um trabalho para garantir que as empresas, uma vez estruturadas, possam desempenhar o seu papel com a devida produtividade”.

No entanto, um comunicado de imprensa da AR, enviado hoje à AIM, refere que a CPO realiza terça-feira (08) uma visita de trabalho à sede do Banco Nacional de Investimentos ﴾BNI﴿, no âmbito da fiscalização e supervisão parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT