Moçambique Admitido no Fórum dos Países Exportadores de Gás Natural

Moçambique Admitido no Fórum dos Países Exportadores de Gás Natural

Já foi lido 177vezes!

Moçambique foi admitido, por unanimidade, como membro do Fórum dos Países Exportadores do Gás (GECF) durante a VI Cimeira desta organização, um evento que terminou esta terca-feira em Doha, Qatar.

“A primeira notícia que é boa e, desta vez também, por unanimidade, os países membros aceitaram a adesão de Moçambique”, anunciou o Presidente da República, Filipe Nyusi, em conferência de imprensa na tarde desta terça-feira, que marcou o fim da sua participação no Fórum.

O Chefe do Estado afirmou ser premente que o país adquira experiência, fortaleça os conhecimentos na área do gás, uma vez que os países membros do Fórum apresentam preocupações que devem ser partilhadas.

Explicou que Moçambique encara o gás natural como negócio e fonte de energia transitória para a adopção de energias limpas, ou aquelas consideradas como sendo menos nocivas ao meio ambiente.

Por isso, disse Nyusi, existe a necessidade de encontrar um equilíbrio, sendo no caso vertente o desenvolvimento económico que obriga a explorar o gás como fonte de energia, mas também de forma sustentável em termos ambientais.

“Deixamos claro que queremos fazer da energia um trampolim do gás para podermos alcançar aquilo que se pretende amanhã, mas também mostramos aos nossos amigos, aos nossos parceiros, que Moçambique prevalece amigo do ambiente no âmbito da exploração do gás”, disse.

Frisou sobre a necessidade de expandir o uso do gás doméstico, pois isso vai aliviar outras fontes nocivas que são usadas para produzir energia, bem como vai permitir dar passos seguros para a redução das emissões do carbono

Nyusi disse que empresários do Qatar, Europa, Ásia e do continente americano, mostraram interesse em investir nas oportunidades existentes em Moçambique, por isso, brevemente poderá ser organizado um evento para debater propostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT