Nyusi Participa no Fórum dos Países Exportadores de Gás Natural

Nyusi Participa no Fórum dos Países Exportadores de Gás Natural

Já foi lido 239vezes!

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, participa de 21 a 22 de fevereiro corrente no Fórum dos Países Exportadores de Gás (GECF), um evento a ter lugar em Doha, Qatar.

“O GECF é um fórum que tem como principal objectivo a troca de experiências e informações, assim como a coordenação entre os países membros sobre a necessidade de uma planificação e gestão independente dos seus recursos rumo ao desenvolvimento sustentável, eficiente e ambientalmente consciente, assim como o uso criterioso e conservação dos recursos de gás natural para o benefício de seus povos”, explica um comunicado da Presidência da República.

Moçambique possui mais de 170 triliões de pés cúbicos de gás natural na bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado, na região norte. Segundo os analistas do sector, Moçambique possui reservas para, num futuro próximo, integrar a liga dos maiores produtores de gás natural do mundo inteiro.

Actualmente, decorrem obras na Bacia do para a instalação de uma plataforma flutuante, do projecto Coral Sul FLNG, liderado pela multinacional italiana ENI.

Segundo o cronograma, o projecto Coral Sul deverá começar a operar no segundo semestre deste ano com capacidade de produção anual de 3,4 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito.

Moçambique possui ainda mais dois projectos, um liderado pela multinacional francesa TotalEnergies e outro pela ExxonMobil.

Nesta deslocação, o Presidente Nyusi far-se-á acompanhar pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT