Europa e África Acordam “Grande e Ambicioso” Plano de Investimento Orçado em 15 Mil Milhões de Euros

Europa e África Acordam “Grande e Ambicioso” Plano de Investimento Orçado em 15 Mil Milhões de Euros

Já foi lido 189vezes!

Os líderes da União Europeia e da União Africana acordaram, sexta-feira, um acordo sobre um “grande e ambicioso” plano de investimentos para África orçado em 150 mil milhões de euros ao longo dos próximos sete anos.

Na cerimónia de encerramento da VI Cimeira UE-UA, que terminou sexta-feira em Bruxelas, capital belga, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen sublinhou que chegou o momento de “nos tornarmos operacionais”.

Foi um evento no qual Moçambique fez-se representar por uma delegação chefiada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

“Tivemos de esperar 18 meses para realizar esta cimeira, mas tendo em conta as discussões que tivemos e os acordos a que chegámos, valeu a pena (…) e agora é o momento de nos tornarmos operacionais”, disse a responsável europeia citada pela RFI.

“Nunca antes pusemos em cima da mesa um pacote tão grande e ambicioso em África”, acrescentou.

“A nossa visão comum (…) tem como objectivo consolidar uma parceria renovada para a solidariedade, segurança, paz, e desenvolvimento económico durável’, sublinhou o presidente em exercício da União Africana, Macky Sall. Europeus e africanos estiveram reunidos dois dias em Bruxelas para “reinventar” a sua relação e “instalar um novo software’, nas palavras do estadista senegalês.

A reunião serviu para os europeus lançarem uma estratégia global de investimentos, dotada de pelo menos 150 mil milhões de euros a sete anos para “ajudar em projectos desejados e levados a cabo por africanos”, com prioridade para infra-estruturas de transportes, redes digitais e energia. Tudo isso garantindo “uma governação responsável, transparente e inclusiva”, de acordo com a declaração final da cimeira.

Em simultâneo, programas financeiros específicos deverão servir para projectos nas áreas da saúde e educação.

A União Europeia comprometeu-se a fornecer pelo menos 450 milhões de vacinas contra a Covid-19 a África até ao verão e mobilizar 425 milhões de euros para aumentar as campanhas de vacinação no continente, assim como a formação de equipas médicas.

Segundo a declaração conjunta da cimeira Europa-África, um compromisso foi ainda selado para ajudar os africanos a produzirem no seu próprio continente vacinas mRNA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT