Tech Solutions Massifica Oportunidades de Emprego no País

Tech Solutions Massifica Oportunidades de Emprego no País

Já foi lido 458vezes!

A Tech Solutions, uma empresa moçambicana que opera na área de desenvolvimento tecnológico, apresentou hoje, em Maputo, uma plataforma digital, denominada “Djobar”, sobre a qual pretende divulgar oportunidades de emprego aos jovens universitários e não formados, em todo o país.

Para viabilizar o projecto, a empresa assinou memorandos de entendimento com cerca de 10 associações moçambicanas de empresas e parceiros.

“Sabemos o quão é penoso para os jovens, principalmente os recém-licenciados e técnicos, terem acesso ao emprego e programas de estágios profissionais, assim como, é difícil, para as empresas encontrarem profissionais capacitados para as suas áreas. Esta é uma forma de unir as duas partes”, disse o Director Executivo da Tech Solutions, Edilson Alberto, que assinou os memorandos em nome da empresa.

Segundo Edilson Alberto “a plataforma vai permitir que as pessoas tenham possibilidades de se cadastrarem, preencherem os requisitos exigidos pelas empresas, agendarem entrevistas e candidatarem-se as vagas disponíveis”.

A plataforma está dividida em quatro áreas, designadamente, profissionais, não-profissionais, estagiários e diversidade e inclusão.

“Djobar diferencia-se por ser inclusiva, pois, vai envolver pessoas com albinismo e com algum tipo de deficiência física. Também temos o factor tecnologia SMS que vai permitir cadastrar e notificar pessoas sem acesso a internet sobre as potenciais vagas de emprego, de acordo com suas categorias”, explicou.

Por seu turno, o Secretário-Geral da Ordem dos Contabilistas Auditores de Moçambique (OCAM), Gildo Cossa, um dos signatários do memorando, defendeu que a plataforma é uma mais-valia na aproximação dos jovens às empresas.

“Acreditamos que, através da plataforma, os candidatos e membros da OCAM vão conseguir estágios profissionais e os jovens já certificados terão chances de colocação no mercado de trabalho, sem gastar muitos recursos monetários, pois o projecto está no formato online.

Destacou que a falta de acesso a informação é um dos maiores constrangimentos na procura de vagas de emprego por parte dos jovens.

Para o Presidente da Associação de Apoio a Pessoas Com Albinismo (ALBIMOZ), Williamo Tomás, “a iniciativa constitui uma grande oportunidade para o nosso grupo alvo porque ele tem sido excluído. Já recebemos cerca de 70 currículos para submissão e esperamos que todos possamos concorrer em pé de igualdade.”

Já o representante do Instituto Nacional de Emprego, Óscar Luís, que assistiu a cerimónia, reiterou que a plataforma vai incrementar a base de dados sobre as vagas de emprego e as pessoas desempregadas.

“A situação do desemprego no país é estável, porém, o governo tem trabalhado para melhorar o cenário através do portal de emprego e criação de parcerias. Com a plataforma Djobar, esperamos cooperar com a Tech Solutions para termos uma base de dados exequível de profissionais a procura de emprego”, sustentou.

O lançamento da plataforma “Djobar” está prevista para o dia 03 de Março e será operacional em toda extensão territorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *