Inflação Mensal Sobe 2,18 Por Cento

Inflação Mensal Sobe 2,18 Por Cento

Já foi lido 249vezes!

A inflação em Moçambique, medida pelo Índice de Preços no Consumidor, nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, subiu 2,18 por cento em Janeiro quando comparada com o mês anterior.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) explica que as divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas e de transportes foram as de maior destaque, ao contribuírem no total da variação mensal com cerca de 1,21 e 0,51 pontos percentuais (pp) positivos, respectivamente.

Todavia, em relação a variação mensal por produto, é de destacar o aumento dos preços do tomate na ordem de 21,9%, de transportes semi-colectivos urbanos e suburbanos de passageiros (9,3%), do coco (15,5%), de veículos automóveis ligeiros em segunda mão (5,1%), de refeições completas em restaurantes (1,7%), do frango morto (7,1%) e do arroz em grão (6,2%). Estes contribuíram no total da variação mensal com cerca de 1,47pontos percentuais (pp) positivos.

Outros produtos, com destaque para a galinha viva (5,5%), o camarão fresco (6,2%) e o limão (16,1%), contrariaram a tendência de aumento, ao contribuírem com uma variação negativa de 0,10pp.

“Comparativamente a igual período do ano anterior, o país registou no mês em análise, um aumento de preços na ordem de 7,80%”, afirma o INE, na sua avaliação sobre a evolução da inflação em Moçambique.

As divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas e de restauração, hotelaria e similares, foram em termos homólogos as que registaram maior variação de preços com cerca de 10,92% e 9,12%, respectivamente.

Analisando a variação mensal pelos três centros de recolha, que servem de referência para a variação de preços do país, nota-se que em Janeiro último, todas as cidades registaram aumento de preços, com destaque para Beira com cerca de 2,60%, seguida de Maputo com 2,29% e por fim Nampula com cerca de 1,69%.

Relativamente a variação homóloga, a cidade de Maputo liderou a tendência de aumento do nível geral de preços com cerca de 8,81%, seguida de Nampula com cerca de 7,87% e por último Beira com 4,93%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *