Nyusi Inicia Visita de Trabalho à União Europeia

Nyusi Inicia Visita de Trabalho à União Europeia

Já foi lido 107vezes!

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inicia, esta segunda-feira, uma visita de trabalho à União Europeia, no âmbito do reforço das relações de cooperação político-diplomática e económico-comercial, entre Moçambique e aquela organização continental.

A visita, que se prolonga até quarta-feira, acontece em resposta ao convite do Presidente do Conselho Europeu, formulado no ano passado, à margem da realização da Cimeira sobre as economias africanas, em França, mas que, por imperativos de agenda de Filipe Nyusi, não se realizou.

Além do encontro com Charles Michel, o Chefe de Estado moçambicano vai reunir-se com o vice-presidente da Comissão Europeia, os comissários responsáveis pelas parcerias internacionais e pela gestão de crises humanitárias.

Segundo a Rádio Moçambique, esta será a primeira visita de trabalho de Filipe Nyusi à União Europeia, na qualidade de Presidente da República e, espera-se que o país saiba tirar proveito dos vários encontros que mantiver com os diferentes dirigentes daquela organização.

Moçambique é o segundo maior país africano beneficiário da ajuda financeira da União Europeia, depois da Etiópia, recebendo anualmente perto de 700 milhões de euros, dinheiro que serve para implementar diversos projectos de assistência ao desenvolvimento sócio-económico.

A cooperação entre Moçambique e UE data de 1985 e, de lá para ca, as relações são descritas como sendo promissoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT