Mais de Metade da População Estará Ligada a Rede Eléctrica até Fim do Corrente Ano

Mais de Metade da População Estará Ligada a Rede Eléctrica até Fim do Corrente Ano

Já foi lido 309vezes!

Mais de metade da população moçambicana terá acesso a energia eléctrica até Dezembro deste ano, saindo dos actuais 44 por cento para 52 por cento, anunciou hoje o Chefe de Estado, Filipe Nyusi.

Para o alcance do desiderato, o governo projecta efectuar mais de 300 mil novas ligações até fim do corrente ano, cifra encorajadora para atingir o acesso universal a energia eléctrica até 2030, no âmbito da estratégia nacional de electrificação, que está em linha com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Temos vindo a combinar soluções de energia, e esse esforço permitiu alcançar 44 por cento da população, e até dia 31 de Dezembro queremos alcançar 52 por cento”, disse hoje Nyusi, durante a cerimónia de inauguração da Rede Eléctrica no Posto Administrativo de Ncumpe, distrito de Namuno, província de Cabo Delgado.

“Isso significa que mais da metade dos meus compatriotas terão energia. Os números são encorajadores tendo em conta que há países na região que ainda não alcançaram 15 por cento de cobertura”, acrescentou.

Segundo o estadista moçambicano, o governo prioriza a electrificação do país como forma de promover a produção e cadeias de valor nas zonas rurais com impacto na geração de renda nas comunidades, olhando para a energia como vector para impulsionar o desenvolvimento socio-económico.

“Este é o caminho para o acesso universal até 2030. Trata-se de uma prova irrefutável de que o governo está determinado em criar soluções conducentes ao bem-estar do povo, promovendo o efeito multiplicador da energia eléctrica, iluminando todos os 135 postos administrativos do país”, vincou.

Desde o lançamento do Programa Electrificação dos Postos Administrativos em 2020, já foram abrangidos 33 Postos Administrativos em todo o país, dos quais 26 através da rede eléctrica nacional e sete por meio de sistemas isolados.

No cômputo geral, só na província de Cabo Delgado, a Electricidade de Moçambique (EDM) e as iniciativas do Fundo Nacional de Energia FUNAE já electrificaram 39 Postos Administrativos, dos 52 existentes nesta província.

Refira-se que, nos últimos 15 dias, o governo inaugurou três redes eléctricas, nos Postos Administrativos de Mitande, na vizinha província de Niassa, Ngapa e Ncumpe, em Cabo Delgado.

A rede hoje inaugurada foi ligada em Dezembro do ano passado, e possui uma extensão de 50 quilómetros de linha de média tensão e 30 quilómetros de baixa tensão e vai beneficiar cerca de 1.500 consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT