Alto Representante Para Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da Comissão Europeia Visita Moçambique

Alto Representante Para Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da Comissão Europeia Visita Moçambique

Já foi lido 185vezes!

O Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, efectua uma visita a Moçambique, nos dias 30 e 31 do mês em curso, durante a qual manterá encontros com o Presidente da República, Filipe Nyusi, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e outros membros do governo moçambicano.

Nos encontros, segundo um comunicado da Comissão Europeia emitido hoje (27), em Bruxelas, serão analisados vários assuntos como a cooperação União Europeia – Moçambique, a implementação do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo, as actividades da missão de formação militar da UE em Moçambique (EUTM Moçambique) e a abordagem integrada da União Europeia para enfrentar os desafios de segurança em Cabo Delgado e províncias vizinhas.

“O Alto Representante irá, também, visitar a sede, em Maputo, e o Campo de Treino da EUTM Moçambique na Katembe, assim como um projecto financiado pela União Europeia sobre educação e resposta à COVID-19”, indica o comunicado que AIM teve acesso.

Borrell chegará a Moçambique ido do Quénia, onde efectuará uma visita de dois dias, a partir de Sexta-feira (28).

No Quénia, o Alto Representante irá manter reuniões bilaterais e dar início ao Diálogo Estratégico União Europeia – Quénia com o Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, o Secretário para os Negócios Estrangeiros, Raychelle Omamo, entre outros.

“O Diálogo Estratégico deverá reforçar a cooperação regional e multilateral da União Europeia e Quénia e centrada nas áreas da paz, segurança e estabilidade; democracia, governação e direitos humanos, incluindo a igualdade de género; comércio e investimentos; desenvolvimento social; mudanças climáticas e transição verde; e a agenda digital. O Diálogo Estratégico União Europeia – Quénia foi acordado pelo Presidente do Conselho Europeu Charles Michel e pelo Presidente Kenyatta, em Junho de 2021, com vista a levar a relação bilateral a um novo patamar”, revela a nota.

Naquele país, o Alto Representante Borrell irá também lançar o Programa de Cooperação Quénia – União Europeia para o período 2021-2027, com um montante de 324 milhões de euros para os primeiros quatro anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT