Coral Sul FLNG Começa a Gerar Receitas no Final do Presente Ano

Coral Sul FLNG Começa a Gerar Receitas no Final do Presente Ano

Já foi lido 210vezes!

O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, diz que a plataforma flutuante Coral Sul FLNG, de exploração de gás natural na área 04 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, norte de Moçambique, só vai começar a gerar receitas para o país nos últimos dois meses do presente ano.

“A entrada em actividade da plataforma flutuante faz crescer a expectativa de impostos. Mas, para este ano, concretamente neste projecto, nós contamos com receitas nos últimos dois meses”, afirmou Maleiane.

O ministro falava hoje (26), em conferência de imprensa, no distrito de Boane, província de Maputo, sul do país, à margem da cerimónia de patenteamento de efectivos da Autoridade Tributária (AT).

Segundo o ministro, a contribuição vai ser muito importante para alavancar o Orçamento do Estado numa altura em que a economia nacional esta sendo abalada pela pandemia da Covid-19.

“A colecta de impostos nas actuais circunstâncias constitui um desafio. Moçambique nunca entrou em ‘lockdown’ a semelhança de outros países. Alguns sectores como a indústria extractiva e agricultura contribuíram significativamente para a economia nacional. É um desafio, mas devido as nossas particularidades conseguimos encontrar meios para cobrar impostos e pôr o Estado a funcionar” , explicou.

O governante considera que as destruições causadas pela tempestade tropical Ana, na zona centro e norte do país, mexem negativamente na arrecadação de impostos, porem há necessidade de se priorizar e salvaguardar a vida dos afectados.

“Qualquer desastre natural constitui um problema para a vida humana e para o património. Por isso, o Estado tem capacitado o INGD [Instituto Nacional de Gestão de Desastres] em matéria de assistência humanitária para atenuar o sofrimento de famílias”, sublinhou.

Avançou que a tempestade mexe com arrecadação de impostos, havendo necessidade, em função da magnitude do desastre, de revisitar os cenários e avaliar se as perspectivas mantém-se ou deve-se redefinir as metas.

O projecto Coral Sul FLNG aponta ganhos, para o país, em receitas fiscais, na ordem de 35 milhões de dólares norte-americanos e vai produzir e liquefazer mais de 03 MTPA (milhões de toneladas de gás natural por ano).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT