Kenmare Atinge Produção Recorde

Kenmare Atinge Produção Recorde

Já foi lido 125vezes!

A companhia mineira irlandesa Kenmare Resources anunciou na ultima  quinta-feira que atingiu, ano passado, uma produção recorde de minério de titânio e zircão na sua mina de Moma, na província de Nampula, norte de Moçambique.

Durante 2021, a mina produziu um recorde de 1,12 milhão de toneladas de ilmenite, um aumento de 48% comparativamente ao ano de 2020. Também aumentou a produção de zircão para 56.300 toneladas, um crescimento de 30 por cento em relação ao ano anterior. A produção de rutilo aumentou 48%, para se situar em 8.900 toneladas.

A empresa também estabeleceu um recorde no que concerne a segurança no trabalho na mina, não havendo registo de perda de tempo devido a ferimentos de trabalhadores desde o início do ano passado até 06 de Janeiro corrente.

Por isso, o feito da empresa neste período difícil mereceu uma palavra de apreço do director-geral Michael Carvill, afirmando em comunicado que “Gostaria de agradecer a toda a nossa equipa por contribuir para este fantástico resultado, particularmente à luz dos enormes desafios que enfrentámos da Covid-19 no primeiro trimestre”.

O aumento da produção foi impulsionado pela média de preços mais elevados para todos os seus produtos durante 2021 devido à forte demanda e baixos stocks de ilmenita na cadeia de suprimentos a nível global.

Os resultados da empresa poderiam ter sido ainda melhores se não tivesse sido atingida pela pandemia de Covid-19. Segundo a Kenmare, no primeiro semestre do ano passado registou-se uma escassez de pessoal, incluindo de quadros superiores, o que impactou na produção de ilmenite.

A partir da segunda quinzena de Dezembro do ano passado muitos funcionários foram afectados durante a quarta vaga da pandemia no país. A Kenmare reporta que o número de funcionários em isolamento depois de testarem positivo para a Covid-19 atingiu 326 casos a 06 de Janeiro. Desde então, tem vindo a reduzir e a 11 de Janeiro era de 168 casos positivos.

Até o final do ano, 96% dos funcionários da empresa haviam recebido duas doses da vacina anti-Covid e 12.000 doses foram doadas à população local.

A mina de Moma produz ilmenite (óxido de titânio e ferro), rutilo (dióxido de titânio) e zircão (silicato de zircónio). Ilmenite e rutilo são usados para a produção de pigmentos para tinta, papel e plástico.

O titânio, por outro lado, pode ser extraído desses minérios e usado para fabricar peças metálicas onde são necessários leveza e alta resistência. Já o zircão é usado para fins abrasivos e isolamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT