HCB Alcança Meta de Produção Anual

HCB Alcança Meta de Produção Anual

Já foi lido 246vezes!

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), localizada na província de Tete, Centro de Moçambique, logrou alcançar, a 14 de Dezembro de 2021, a meta anual de produção hidro – energética fixada em 14.125,53 GWh.

“Todo o nosso esforço de operação e manutenção baseia-se em critérios de engenharia bastante rigorosos e estritamente técnico-científicos, daí que é compensado com o cumprimento da meta de produção antes do período estabelecido”, disse Boavida Muhambe, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da HCB.

Segundo Muhambe, citado num comunicado de imprensa da HCB, “a se manterem todas as condições, estão abertos os caminhos para que a 31 de Dezembro de 2021, a produção planificada seja ultrapassada em pouco mais de 06 por cento.

O PCA da HCB acredita que este nível de superação “terá, certamente, impacto significativo sobre as receitas da empresa e consequentemente sobre a sua contribuição para a economia nacional através dos impostos e taxas que pagas”.

As condições meteorológicas permitiram um ano hidrológico 2020/2022 húmido o que proporcionou um armazenamento da água na Albufeira na ordem dos 97 por cento da sua capacidade útil, disponibilidade hídrica suficiente para a produção de energia em 2021.

Neste momento, a cota da albufeira de Cahora Bassa situa-se na ordem dos 320 m o que significa que está criada a capacidade de encaixe da Barragem para a presente época chuvosa 2021/2022.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa continuará, segundo o comunicado, empenhada na implementação dos projectos de reabilitação e manutenção dos equipamentos dos sistemas de produção, conversão e de transporte de energia com vista a melhorar os seus indicadores de disponibilidade, fiabilidade e manutenção do parque electroprodutor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT