Governo Vai Investir Cerca de 1,5 Milhão de Meticais em Iniciativas Juvenis em 2022

Já foi lido 242vezes!
O Governo moçambicano vai investir no próximo ano cerca de um milhão e meio de meticais para apoiar perto de mil projectos juvenis.
O montante será disponibilizado no âmbito de um programa de financiamento das iniciativas de autoemprego que contempla ainda a formação e estágios remunerados para perto de 3.500 jovens.
A informação foi partilhada, esta segunda-feira, em Maputo, pelo director nacional para Assuntos da Juventude, Roy Tembe, durante a reunião do Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens, que foi dirigida pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho de Rosário.
“Em relação às perspectivas para 2022 há uma boa nova uma vez que os jovens a partir do próximo ano passam a contar com um novo programa de financiamento das iniciativas que vai financiar até 1,5 milhão de meticais”, disse Tembe.
O referido programa também inclui estágios remunerados em todo o país, bem como a retenção da jovem rapariga na escola.
Avançou que perto de 200 mil raparigas vão se beneficiar do uniforme escolar gratuito.
São programas que serão implementados a nível nacional com a excepção das províncias de Niassa e Tete.
Deplorou o facto de a sociedade estar a assistir “crianças a gerarem outras crianças e isto não ajuda para o desenvolvimento da economia”.
Acrescentou que é preciso assegurar que mais jovens tenham acesso ao saber fazer e não esperar apenas pela conclusão do ensino secundário e depois entrar no ensino superior.
A fonte entende que é possível ver um jovem saber fazer e ele próprio custear as despesas da sua formação superior caso sem esperar pelos seus pais.
Referiu que o Governo está preocupado com o bem-estar da juventude, por isso, o plano de acção da implementação da política da juventude vai ao Conselho de Ministros e posteriormente será submetido a Assembleia da república.