Governo Vai Investir Cerca de 1,5 Milhão de Meticais em Iniciativas Juvenis em 2022

Governo Vai Investir Cerca de 1,5 Milhão de Meticais em Iniciativas Juvenis em 2022

Já foi lido 126vezes!

O Governo moçambicano vai investir no próximo ano cerca de um milhão e meio de meticais para apoiar perto de mil projectos juvenis.

O montante será disponibilizado no âmbito de um programa de financiamento das iniciativas de autoemprego que contempla ainda a formação e estágios remunerados para perto de 3.500 jovens.

A informação foi partilhada, esta segunda-feira, em Maputo, pelo director nacional para Assuntos da Juventude, Roy Tembe, durante a reunião do Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens, que foi dirigida pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho de Rosário.

“Em relação às perspectivas para 2022 há uma boa nova uma vez que os jovens a partir do próximo ano passam a contar com um novo programa de financiamento das iniciativas que vai financiar até 1,5 milhão de meticais”, disse Tembe.

O referido programa também inclui estágios remunerados em todo o país, bem como a retenção da jovem rapariga na escola.

Avançou que perto de 200 mil raparigas vão se beneficiar do uniforme escolar gratuito.

São programas que serão implementados a nível nacional com a excepção das províncias de Niassa e Tete.

Deplorou o facto de a sociedade estar a assistir “crianças a gerarem outras crianças e isto não ajuda para o desenvolvimento da economia”.

Acrescentou que é preciso assegurar que mais jovens tenham acesso ao saber fazer e não esperar apenas pela conclusão do ensino secundário e depois entrar no ensino superior.

A fonte entende que é possível ver um jovem saber fazer e ele próprio custear as despesas da sua formação superior caso sem esperar pelos seus pais.

Referiu que o Governo está preocupado com o bem-estar da juventude, por isso, o plano de acção da implementação da política da juventude vai ao Conselho de Ministros e posteriormente será submetido a Assembleia da república.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT