Moçambique Procura Parceiro Estratégico do Mphanda Nkuwa

Moçambique Procura Parceiro Estratégico do Mphanda Nkuwa

Já foi lido 242vezes!

O governo moçambicano, através do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK), lança segunda-feira um concurso internacional para a selecção do parceiro estratégico para a construção deste empreendimento de geração de energia.

O projecto estará localizado a 61 quilómetros a jusante de Cahora Bassa, no rio Zambeze, na província central moçambicana de Tete. Terá uma capacidade instalada de produção de energia não inferior a 1300 Megawatts, dos quais 760 serão de capacidade firme.

Orçadas em 5 mil milhões de dólares norte-americanos- 70 por cento do valor financiado por investidores estrangeiros e o remanescente pelo governo- as obras incluem a construção da barragem propriamente e linha de transporte com uma extensão superior a 1.500 quilómetros

O arranque da empreitada está previsto para 2024 e espera-se que dure sete anos.

Fonte do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa referiu ao “Notícias” que a selecção do investidor será feita para o ano, com base em critérios de capacidade técnica, robustez financeira e experiência internacional no desenvolvimento de projectos hidroeléctricos.

O lançamento deste concurso segue-se à primeira conferência virtual realizada em Setembro último com potenciais investidores estratégicos e financeiros.

Denominado “Potential investors market sounding”, ou seja, Sondagem de mercado aos potenciais Investidores, o evento serviu para testar o mercado internacional.

O mesmo contou com 155 participantes e 35 empresas de renome internacional na área de geração e transporte de energia eléctrica provenientes de vários países de todos os continentes, assim como 12 bancos comerciais e agências financeiras bilaterais e multilaterais.

O evento contou também com a participação da Southern Africa Power Pool, entidade regional de energia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Fonte do gabinete descreveu a conferência como tendo sido um exercício importante para garantir que o processo de selecção do parceiro estratégico e financeiro seja atractivo, competitivo e participativo, face à dimensão do investimento requerido, que está na ordem dos cinco mil milhões de dólares norte-americanos e a complexidade da transacção legal e financeira associada.

O Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa foi criado em 2019 pelo Governo com o objectivo de assegurar a coordenação das acções para a implementação deste empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *