Governo Projecta Crescimento Económico de 2,9 Por Cento em 2022

Governo Projecta Crescimento Económico de 2,9 Por Cento em 2022

Já foi lido 212vezes!

Moçambique deverá registar, em 2022, um crescimento económico na ordem de 2,9 por cento anunciou hoje o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Explicou que as projecções surgem num contexto em que o país regista avanços no cumprimento das medidas de prevenção e no processo de vacinação massiva da população contra a COVID-19, o que contribui para o controlo da propagação da pandemia.

As projecções, que constam na Proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para o ano de 2022 (PESOE-2022), tiveram em conta a recuperação gradual da economia nos primeiros três trimestres do presente ano.

“Esta tendência de recuperação gradual da nossa economia, leva-nos também a prever que o nosso país venha a registar um crescimento económico de 2,1% até ao final do presente ano de 2021”, disse o governante, que falava hoje na Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, na sessão da apresentação e debate do PESOE-2022.

A economia moçambicana registou no ano passado um crescimento negativo de 1,3%.

O governo projecta ainda, para 2022, a manutenção da estabilidade do nível geral de preços a um dígito, medida pela inflação média anual, em 5,3%; atingir 5,2 mil milhões dólares norte-americanos em exportações; constituição de reservas internacionais líquidas para cobrir seis meses de importações de bens essenciais para o funcionamento da economia; e um fluxo de investimento directo estrangeiro no valor global de cerca de 3,2 mil milhões de dólares.

O Primeiro-Ministro aponta como principais sectores que deverão contribuir para o alcance do crescimento económico a agricultura, indústria transformadora, energia e indústria extractiva.

No domínio da agricultura, o Executivo prevê um crescimento de 4,7% justificado pelo aumento de novas variedades de culturas, pacotes tecnológicos, número de extensionistas, conjugado com as boas perspectivas da época chuvosa.

No domínio da indústria extractiva, a previsão de crescimento é de 4,1%, impulsionado pelo início da produção e venda de gás natural, a partir do segundo semestre de 2022, no âmbito da Plataforma Flutuante do projecto Coral Sul na bacia do Rovuma, norte de Moçambique.

No sector da energia espera-se um crescimento de 3,2% com a conclusão e entrada em funcionamento das centrais solares de Metoro e Cuamba, com capacidade para a produção de 61 e 41 megawatts, respectivamente.

Carlos Agostinho do Rosário disse que a elaboração da proposta do PESOE-2022 também foi formulada num contexto em que se regista um aumento na actividade económica mundial, o que está a concorrer para o incremento do volume do comércio internacional.

Entre os fundamentos para a melhoria do desempenho da economia mundial, segundo o governante, são apontados progressos na implementação das medidas de controlo da propagação da COVID-19, em especial as campanhas de vacinação, as quais permitiram o alívio das medidas restritivas de prevenção e combate à pandemia a escala global.

É neste contexto que, segundo Carlos do Rosário, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projecta, para 2022, um crescimento de cerca 4,9% para a economia mundial e de 4,1% para a economia da África Sub-Sahariana.

O Primeiro-Ministro disse que a proposta do PESOE-2022 foi elaborada num contexto em que o nosso país tem vindo a registar progressos no combate ao terrorismo e na implementação do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) da força residual da Renamo, o que concorre para a consolidação da paz e livre circulação de pessoas e bens.

A proposta hoje apresentada é o primeiro instrumento de planificação elaborado nos termos da nova Lei do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE).

A nova Lei do SISTAFE prevê a integração do Plano Económico e Social (PES) e do Orçamento do Estado (OE) num único documento.

Para o Primeiro-Ministro esta metodologia “constitui uma evolução qualitativa na medida em que estabelece maior ligação entre as acções inseridas no plano e a respectiva previsão orçamental, assim como os resultados esperados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT