Banco de Moçambique Responde as Exigências do Negócio na Capital do Norte

Banco de Moçambique Responde as Exigências do Negócio na Capital do Norte

Já foi lido 134vezes!

A inauguração recente da filial do Banco de Moçambique, na cidade de Nampula, tida como a capital da zona norte do país, foi descrita como um contributo para uma melhor ambiente de âmbito nacional e internacional.

A nova filial vai permitir a dinamização do enorme potencial económico da província de Nampula e a região norte do País, possuem, através da redução dos custos de transacções e melhoria de eficiência de pagamentos tornando-os acessíveis à população local.

Além disso, desta forma, o banco central consolida a sua posição de vanguarda no processo de transformação da economia nacional de servir os agentes económicos e garantir a preservação do valor da moeda nacional, o metical.

Estas foram considerações tecidas pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, após a inauguração da infra-estrutura multifuncional, no centro da cidade e que, na sua opinião, propiciam as condições para que os serviços prestados contribuam para um melhor ambiente de negócios a todos os níveis.

“Ajuda a dinamizar a economia local e conta com o importante e estratégico Corredor de Nacala, onde gravita a maior circulação de mercadoria da África Oriental, que tem desempenhado um papel crucial, na promoção do comércio a nível da província e da região norte do país, como assim para os países do interland”, vincou Nyusi.

Foi nesse sentido que, o Chefe de Estado moçambicano incentivou outras instituições a continuarem a expandir os seus serviços financeiros, destacando o distrito de Liupo, no litoral sul da província de Nampula.

“ Expandirem os serviços financeiros para todos os 23 distritos da província, com destaque para o de Liupo, o único desprovido de serviços bancários, até o momento. Liupo é um ponto de encontro da economia da zona sul da província de Nampula, fica na circular dos distritos de Angoche, Mogincual, Meconta, Monapo e Mogovolas”, indiciou Nyusi.

Num outro desevolvimento, Nyusi recordou aos empresários que a província de Nampula dispõe de múltiplas oportunidades de actividades económicas e condições logísticas que permitem a redução dos custos operacionais.

“Gostaria igualmente de incentivar o sector privado, não financeiro, a massificar as suas actividades nesta província, explorando as potencialidades aqui existentes e contribuindo para a criação de novos postos de trabalho e fontes de rendimento para as famílias, aproveitando a presença física das instituições financeiras”, ajuntou.

O governador da Provincia de Nampula, Manuel Rodrigues, confirma estas ilações com o facto de a província de Nampula, que é a mais populosa de Moçambique, ser o principal centro económico da região norte o que acrescenta a responsabilidade colectiva.

“A nova filial está à altura das actuais exigências, pois como é sabido, as províncias da zona norte, incluindo a Zambézia, acomodam o maior parque de infra-estruturas económicas, sociais e comércio de diversa natureza, que tem alimentado a economia desta região”, ressaltou Rodrigues.

A estas considerações o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, prometeu que a instituição que dirige irá contribuir para consolidar a articulação com as instituições de crédito e sociedades financeiras, bem como com as instituições públicas ao nível da província.

“Adicionalmente, irá contribuir para colocar em circulação, de forma tempestiva e em condições mais adequadas, notas e moedas do metical, para além de estar ao serviço da economia como um todo, atendendo as reclamações dos utentes do sistema financeiro e a outras solicitações que se enquadram nas nossas competências”, garantiu Zandamela.

O novo edifício da filial do Banco de Moçambique, na cidade de Nampula, tem capacidade de atendimento para 20 pessoas em simultâneo e 80 gabinetes de trabalho.

Situado no coração da cidade, na zona nobre, ocupa uma área de 7.500 metros quadrados, dispõe de um auditório com capacidade para 107 pessoas e uma biblioteca para acomodar 56 utentes, além de outras funcionalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT