MITSS Encoraja Sindicatos a Trabalharem em Prol da Produção e Produtividade

MITSS Encoraja Sindicatos a Trabalharem em Prol da Produção e Produtividade

Já foi lido 193vezes!

A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, encoraja os sindicatos a trabalharem em prol da promoção da produção e produtividade, requisitos necessários para estimular o crescimento da renda dos trabalhadores e do país.

Margarida Talapa deixou ficar a mensagem hoje, na Matola, província meridional de Maputo, na abertura da II Sessão do Conselho Central dos Sindicatos (CCS).

A titular da pasta de Trabalho e Segurança Social referiu que o evento decorre num momento em que o mundo vive rápida e profundas transformações ao nível das tecnologias de comunicação e informação, as quais impactam fortemente no mercado de trabalho.

“Isso exige, tanto aos trabalhadores, quanto aos movimentos sindicais de todo o mundo, grande e rápida capacidade de adaptação às contingências e desafios contextuais, particularmente dos decorrentes do desenvolvimento das economias nacionais e da emergência de novas formas de organização da produção e do trabalho”, avançou a ministra.

Para melhor defender os interesses dos trabalhadores, as organizações sindicais são chamadas a aprimorar a sua capacidade de mobilização dos associados para dinamizarem o diálogo permanente, a cooperação, colaboração, e respeito pelos compromissos assumidos com os respectivos parceiros sociais, através de acordos sustentáveis de curto, médio e longo prazo.

O secretário-geral da OTM -CS, Alexandre Munguambe, disse que o evento vai avaliar o grau de implementação do Plano Estratégico 2019/2023, bem como o balanço das actividades realizadas no período 2019 a Setembro de 2021, debruçar-se sobre as principais preocupações dos trabalhadores, identificar desafios e projectar um plano concreto de actividades para 2022.

Munguambe referiu que a sessão vai apreciar e aprovar ainda a Politica da OTM -CS contra o assédio sexual e outros assuntos de interesse dos trabalhadores e do Movimento Sindical.

Com duração de dois dias, o evento conta com a participação do presidente e secretário-geral da Organização dos Trabalhadores-Comité Sindical (OTM–CS), secretários dos Sindicatos Nacionais Filiados na OTM–CS, membros do Conselho Central dos Sindicatos e sindicalistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT