Moçambique e Malawi Lançam Projecto de Interconexão Eléctrica

Moçambique e Malawi Lançam Projecto de Interconexão Eléctrica

Já foi lido 115vezes!

O presidente da república, filipe nyusi, apelou hoje aos malawianos para acarinharem o projecto de interconexão elétrica entre moçambique e aquele país vizinho, facilitando a sua implementação.

O chefe de estado moçambicano, que se encontra no malawi no quadro de uma visita de estado de três dias, falava na região de phombeya, no lançamento do projecto referido.

“gostaria de apelar ao povo do malawi, porque projectos como estes precisam de ser acarinhados. Normalmente, a construção da linha de energia faz-se andando a pé. Jovens moçambicanos e jovens malawianos vão andar a pé a partir de matambo (em moçambique) até phombeya (no malawi). Vão passar por locais onde cruzarão com muita população, precisam de carinho”, disse.

Afirmou ter ficado satisfeito por saber que o governo do malawi desembolsou cerca de 3,5 milhões de dólares norte-americanos para o programa de reassentamento. “esperamos que a população, aquela reassentada, compreenda e facilite o projecto muito rapidamente”.

Nyusi recordou que muitos projectos desta natureza acabam encalhando porque a população afectada pelo traçado da linha não facilita.

Observou que o projecto vai empregar jovens, alguns de forma definitiva e outros sazonais, “mas é importante também saber que o ganho deste projecto é que a energia não tem cor política.”

Explicou que a energia resultante deste projecto vai iluminar vilas, casas, escolas, unidades sanitárias e fazer funcionar fábricas que beneficiarão a todos.

Segundo o presidente moçambicano, a concretização deste projecto resulta da confiança mútua das lideranças dos dois países. “e essa confiança tem-nos ajudado a desenhar projectos colectivos e também podermos implementá-los”.

“normalmente, para grandes projectos, a primeira coisa que se deve ter é a vontade. Os nossos povos têm vontade de ter energia, de ter boa vida. Mas a vontade só não é suficiente, é preciso ter visão, fazendo uma projecção de uma forma sustentável”, afirmou nyusi, para quem a visão do presidente (lazarus) chakwera está a permitir a implementação desses projecto.

Enalteceu as empresas públicas de electricidade dos dois países (eskom malawi e edm) pelo seu empenho na concretização do projecto de interconexão eléctrica moçambique-malawi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT