Investimentos Revitalizam Corredor de Nacala

Já foi lido 255vezes!
O governo moçambicano está a investir, no sector dos Transportes e Comunicações, um montante de cerca 300 milhões de dólares norte-americanos em obras de reabilitação da linha-férrea do corredor de Nacala, norte do país, para a circulação de mercadorias para os Estados do hinterland.
O trabalho em curso inclui a ampliação e modernização do porto de águas profundas de Nacala.
As obras decorrem do reconhecimento da importância do corredor de Nacala que, segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, tem o potencial de se tornar um ponto nodal das rotas de transporte marítimo e na facilitação do acesso ao mercado internacional da região leste e sul da Ásia e Médio Oriente.
Segundo o “Notícias”, o ministro revelou que até ao segundo semestre do próximo ano, altura em que se prevê a conclusão das obras, o Porto de Nacala terá uma nova capacidade de manuseamento e armazenamento de carga, que deverá passar dos anteriores 100 mil contentores para cerca de 250 mil contentores.
Para garantir o cumprimentodo objectivo de tornar os corredores do país eficientes e competitivos, conforme fez saber Abdulai, o Governo está a trabalhar com o Banco Mundial no projecto de comércio e conectividade da África Austral. Neste âmbito, foram mobilizados cerca de 230 milhões de dólares, através de donativos, para a construção de estradas rurais que alimentam o corredor, para além de criação de fronteiras de passagens única, entre outras acções.
“Estas acções vão tornar o corredor de Nacala, no seu todo, eficiente e competitivo”, disse Abdulai.