Governo Avalia Condições para Reabertura das Praias

Governo Avalia Condições para Reabertura das Praias

Já foi lido 340vezes!

A reabertura das praias que se encontram encerradas em Moçambique, uma medida adoptada pelo governo para a prevenção e contenção da pandemia da Covid-19, foi o tema de um encontro que reuniu hoje, na cidade de Vilankulo, província meridional de Inhambane, governadores provinciais, administradores de distritos costeiros e presidentes de municípios.

O encontro, que tinha por objectivo avaliar as condições para a reabertura de praias durante a quadra festiva, foi dirigido pela ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, e contou com a presença do vice-ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar.

“O encontro, dirigido pela ministra, tinha por objectivo encontrar uma saída para a reabertura das praias. Foi recomendado a elaboração de planos e posturas de utilização de praias em tempos de Covid-19”, disse Fredson Bacar, vice-ministro do Turismo.

Segundo Bacar, o encontro foi produtivo, tendo saído contribuições que deverão ser analisadas pelo Executivo, para a tomada de uma decisão sobre a possibilidade de reabertura das praias, numa altura em que o sector da hotelaria e turismo queixa-se do seu impacto negativo no sector.

Asseverou que é desejo de governo que as praias estejam acessíveis para todos os moçambicanos, incluindo turistas estrangeiros, mas tendo sempre presente o risco da eclosão de uma possível quarta vaga da pandemia.

“Nós gostaríamos que as praias fossem reabertas, mas respeitando todo o protocolo sanitário por causa da Covid-19. É verdade que os casos reduziram, mas há sempre um espectro de uma nova vaga e teremos que ter atenção”, vincou.

Bacar disse que a reabertura das praias vai depender da flexibilidade dos governos provinciais, municípios e distritos costeiros para a elaboração dos referidos instrumentos considerados cruciais para a redução do risco de contágios nas praias.

O governo está ciente que uma decisão em tempo útil sobre a reabertura das praias vai jogar um papel importante no sector de hotelaria e turismo, que espera capitalizar durante a quadra festiva que se avizinha.

Vincou que, as províncias, distritos ou municípios que apresentarem rapidamente medidas exequíveis o governo não terá nenhuma objecção em autorizar a reabertura das praias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *