Tudo a Postos Para o “Crescendo Azul”

Tudo a Postos Para o “Crescendo Azul”

Já foi lido 148vezes!

A cidade de Vilankulo, província meridional de Inhambane, está a fazer os últimos retoques para acolher, quinta-feira, a 2ª Conferência Internacional Crescendo Azul, que vai decorrer sob o lema “Investir na Saúde do Oceano, é Investir no Futuro do Planeta”.

Em Vilankulo, os participantes vão discutir mecanismos para a promoção da saúde dos oceanos e o futuro do ecossistema marinho, face as mudanças climáticas. A 1ª edição teve lugar em Maio de 2019, em Maputo.

“Trata-se de um evento de dois dias que juntará proeminentes figuras mundiais, sendo de destacar o Presidente da República do Quénia, Uhuru Kenyatta, como convidado de honra, políticos, diplomatas, empresários, académicos e estudiosos das várias áreas transversais ligadas ao mar”, refere um comunicado da Presidência da República enviado à AIM.
.
O evento, que será dirigido pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, tem como finalidade discutir a governação sustentável do mar e o desenvolvimento da “Economia Azul”.

Em conferência de imprensa havida hoje, no bairro de Chiboene, local que vai acolher o evento, o governador provincial, Daniel Chapo, garantiu que tudo está a postos para o arranque tranquilo, até ao detalhe, incluindo alojamento para mais de 1.500 participantes, segurança e protocolo.

O governador acredita que o evento vai conferir uma maior visibilidade à cidade de Vilankulo, bastante apreciada pelos turistas nacionais e estrangeiros.

Vilankulo distingue-se pelo seu enorme potencial no ramo do ecoturismo, com ilhas paradisíacas, consideradas as melhores de África Austral e do mundo.

“O evento vai catapultar ainda mais o truísmo na província. Sabem muito bem que Vilankulo é uma referência de turismo, não só a nível nacional, mas também em África e no mundo. Recentemente Vilankulo recebeu o prémio internacional através do arquipélago do Bazaruto, como um dos 100 maiores destinos turísticos a nível do mundo”, disse Chapo.

Referiu que Inhambane acolhe 60 por cento dos turistas nacionais, tendo na ocasião anunciado um investimento privado na ordem de 30 milhões de dólares norte-americanos para a construção de uma instância turística naquela província, em resposta a enorme demanda.

Refira-se que, um dos momentos mais importantes da cerimónia de abertura que está agendada para as 10 horas de amanhã (quinta-feira), é o lançamento Plano do Ordenamento do Espaço Marinho Nacional e a discussão sobre os progressos e desafios na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT