Elefante “Mr. Presidente” Localizado na REN

Já foi lido 247vezes!
O elefante baptizado por “Mr. President”, dado por desaparecido em Junho, foi imobilizado, recentemente, nas proximidades da aldeia de Mussoma, na Reserva Especial do Niassa (REN), norte de Moçambique.
Segundo o “Notícias”, “Mr. President” estava acompanhado por oito elefantes machos e encontrava-se em excelente condição física.
No Dia Mundial do Fiscal, 31 de Julho, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e sua esposa, Isaura Nyusi, participaram na operação de troca de colares de monitoramento via satélite, e a ideia era trocar o do “Mr. President”, instalado pelo Chefe do Estado, em 2018.
Contudo, tal acto não aconteceu, porque o paquiderme escapou pela mata fechada da Reserva Especial do Niassa. Na altura, o Presidente e a equipa técnica da operação tomaram a decisão de colocar o colar num outro elefante, que foi baptizado por “The Gentleman”.
Actualmente, decorre a segunda fase de colação de colares e foi neste âmbito que a equipa técnica e as comunidades testemunharam a colocação de um novo ao “Mr. President”.
Cada colar tem uma vida útil de dois anos e fornece oito leituras de posição ao dia.
A colocação de colares na REN é coordenada pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), em parceira com o Mozambique Wildlife Alliance (MWA) e financiada pela Wildlife Conservation Society (WCS).
A REN possui cerca de 42 mil quilómetros quadrados e abrange oito distritos, seis dos quais da província do Niassa e os restantes em Cabo Delgado. Esta zona de conservação é gerida no âmbito de um acordo de parceria público-privada entre o Governo de Moçambique (ANAC) e a (WCS).