Cooperação Bilateral Está no Bom Caminho – Verónica Macamo

Cooperação Bilateral Está no Bom Caminho – Verónica Macamo

Já foi lido 216vezes!

A Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, considera que a cooperação bilateral entre Moçambique e Zimbabwe está num bom caminho, defendendo, porém, ao uso dos instrumentos à disposição dos dois países para que juntos trilhem o caminho de progresso e da prosperidade de mãos dadas.

A governante moçambicana fez esta apreciação no encerramento da XII Sessão da Comissão Mista de Cooperação entre Moçambique e Zimbabwe, realizada na Sexta-feira (12), em Harare.

“Estão criadas as condições para que a nossa cooperação prossiga e se desenvolva para trazer benefícios reais para ambos os povos”, disse.

De igual maneira, Macamo realçou que a cooperação no domínio da Defesa e Segurança atingiu níveis dignos de registo, notabilizada pela realização regular das Comissões Conjuntas de Defesa e Segurança entre os dois países.

Este exercício, segundo a Ministra, permite que os dois países possam encarar melhor os desafios de manutenção da paz e estabilidade, bem como a partilha de informações indispensáveis para o combate contra o terrorismo, o crime organizado, a migração ilegal, o tráfico de drogas e de seres humanos, “flagelos que nos impomos erradicar das nossas fronteiras.”

“Isto significa que a chama da nossa cooperação mantém-se acesa e cabe a nós, governantes e funcionários públicos, fazendo juiz aos nossos líderes, alimentá-la para que nunca se apague”, anotou.

Enalteceu o alcance de resultados concretos nesta Comissão Mista, com a discussão e Entendimento para a Partilha das águas do Rio Save, a identificação de propostas concretas para um Plano de Acção na cooperação no sector da Agricultura, bem como a assinatura dos Memorandos de Entendimento de Cooperação nos domínios da Comunicação Social e Troca de Informações, e no domínio do Trabalho, considerando que são marcos muito importantes.

Macamo defendeu o redobrar de esforços no sentido de tornar efectiva a acção do comité conjunto dos transportes rodoviários e aéreo de forma a incrementar as visitas recíprocas entre cidadãos e familiares que se encontram nos dois países bom como as trocas comerciais.

“Não temos dúvida que o sucesso deste empreendimento, em que embarcamos juntos, será julgado pela forma como vamos fazer com que a nossa cooperação bilateral sirva os interesses e os propósitos do desenvolvimento económico e progresso social dos nossos dois países e povos”, afirmou a Ministra.
Reiterou, na ocasião, o compromisso do governo moçambicano de continuar a trabalhar em estreita colaboração coma contraparte zimbabweana na materialização dos projectos e acções que foram traçadas em conjunto “visando as consolidações das excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os nossos dois países e povos.”

“Ao terminamos os trabalhos da 12ª Sessão da Comissão Mista de Cooperação entre os Governos da República de final Moçambique e da República do Zimbabwe, ficamos não só com o sentimento de dever cumprido, saímos sobretudo com compromisso reforçado de transformar os entendimentos que alcançamos em acções concretas, acções propiciadoras do desenvolvimento económico e progresso social dos nossos dois países”, sublinhou a Chefe da diplomacia moçambicana.

Neste contexto, disse que, para alcance desse nobre objectivo, “devemos envidar esforços para a implementação efectiva das acções acordadas nesta sessão, pois constituem, a chave para o reforço da nossa cooperação bilateral.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *