Agricultura Contribuiu Com 321 Biliões de Meticais Para a Economia

Agricultura Contribuiu Com 321 Biliões de Meticais Para a Economia

Já foi lido 114vezes!

A produção agrícola contribui com cerca de 321 biliões de meticais (cerca de 5.021 mil milhões de dólares) para a economia de Moçambique na campanha agrária 2020/21.

As projecções apontavam para um crescimento de 4,1 que acabou por se situar em 8,2 por cento, algo que contribuiu largamente para a retoma da economia moçambicana.

Os dados foram anunciados hoje, em Vanduzi, província central de Manica, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na abertura da campanha agrária 2021/22.

“De um modo geral podemos dizer que o crescimento registou-se em todos os grupos de culturas, onde nos cereais foi de 12 por cento, elevando a produção total destes para 2,2 milhões de toneladas, impulsionado pelo arroz com 19 por cento e do milho com 13”, disse Nyusi.

As leguminosas incrementaram em 10 por cento e as oleaginosas com 26.

Sem avançar números sobre a produção da campanha anterior e as quantidades que se pretendem produzir na campanha 2021/22, Filipe Nyusi disse que Moçambique poderá registar um crescimento de 13,9 por cento na produção agrícola.

Cerais, leguminosas, hortícolas são culturas que vão merecer uma maior atenção por parte dos produtores.

“Não obstante algumas dificuldades, registamos um crescimento na produção agrícola na campanha passada. Nesta que estamos a lançar oficialmente hoje temos como meta aumentar a nossa produção e garantir a segurança alimentar da população”, afirmou o chefe do Estado.

Para o alcance desta meta, disse que o governo conta com a colaboração dos extensionistas que trabalham no seio das comunidades assistindo a população.

Actualmente, existem 3.450 extensionistas que assistem os produtores em todo país.

“Acreditamos que com os meios materiais e humanos que dispomos podemos assegurar a melhoria dos rendimentos dos produtores. Queremos derrubar a fome convosco. Que a fome zero se torne uma realidade”, disse Nyusi.

“Na campanha passada tivemos avanços, graças a entrega de todos. O governo introduziu o programa Sustenta que tem como objectivo prestar assistência técnica aos produtores. Os resultados são muito bons a olhar para os resultados alcançados nos últimos tempos”, acrescentou.

Sublinhou a importância do incremento da produção de modo a eliminar a as importações.

“É preciso acreditarmos que é possível erradicarmos a fome trabalhando a terra. Produzir para a nossa auto-suficiencia alimentar. Colocamos meios materiais e humanos para assegurar o incremento da produção e produtividade. O governo olha para a agricultura como a base do desenvolvimento”, referiu.

A cerimônia de lançamento da campanha agrária 2020/21 foi marcada por uma exposição agrícola onde foi exibido o potencial da província e do país.

Na ocasião, Nyusi dialogou com alguns dos 450 novos extensionistas e pediu o seu empenho para o sucesso da campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT