Parceria EUA e ABSA Financia Actividade Agrícola

Parceria EUA e ABSA Financia Actividade Agrícola

Já foi lido 115vezes!

Os EUA, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), acaba de formar uma parceria com o Banco Absa Moçambique, que tem como objectivo financiar as pequenas e médias empresas agro-industriais.

Um comunicado de imprensa da embaixada dos EUA enviado à AIM indica que a parceria vai disponobilizar 16,5 milhões de dólares em empréstimos, mitigando o risco do Absa durante os próximos 10 anos e expandindo a sua carteira agrícola.

Para o efeito, a USAID vai ajudar cerca de 100 empresas agrícolas moçambicanas, incluindo grupos de agricultores, associações ou cooperativas, produtores, transformadores, grossistas, retalhistas, e exportadores a assegurar o financiamento, proporcionando benefícios a longo prazo para os mutuários mal servidos neste sector.

O documento explica que o sector agrícola constitui mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique e cerca de 80 por cento da força de trabalho.

Refere ainda que muitas empresas agro-industriais não conseguem ter acesso a empréstimos tradicionais e serviços financeiros devido à falta de garantias dos mutuários e ao elevado risco do credor associado à agricultura

“O apoio da USAID promoverá a concessão de empréstimos a novos mutuários que de outra forma poderiam não ter acesso a empréstimos. Ao aumentar o capital disponível para o sector agrícola, a parceria com o Absa apoiará inovações que melhorem a produtividade agrícola, aumentem a segurança alimentar e a criação de emprego nas zonas rurais de Moçambique”, lê-se no documento.

Pelo menos 15 por cento dos beneficiários do empréstimo serão empresas pertencentes a mulheres. Embora os montantes variem em função das necessidades do mutuário, espera-se que a média seja de cerca de 220 mil dólares.

“Os novos serviços financeiros aqui estabelecidos criarão novas oportunidades para o desenvolvimento de um sector agrícola comercial robusto que contribui para a redução da pobreza e da desnutrição crónica nas zonas rurais de Moçambique”, disse a directora da Missão da USAID, Helen Pataki.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT