A Arte da Tomada de Decisões

A Arte da Tomada de Decisões

Já foi lido 269vezes!

No seu quotidiano, os empresários têm de decidir sobre aspectos importantes que impactam em seus objectivos, metas e resultados, todavia, deparam-se com vários obstáculos do ambiente interno e externo que exigem racionalidade para a alocação correcta dos recursos num espectro de mercado competitivo.

Qualquer decisão que for tomada pelo gestor gera sempre uma consequência para a empresa, seja ela positiva ou negativa, e deve ser tomada com responsabilidade e conhecimento “arte de tomar decisões” tendo como fim último a maximização do lucro.

A vasta literatura que aborda sobre a tomada de decisões é de natureza multidisciplinar e aponta, de um modo geral, factores relacionados com a correcta gestão comportamental no que tange as atitudes dos gestores em diferentes componentes operacionais e do relacionamento com o ambiente externo e a forma como as equipas devem ser engajadas em termos de conhecimento e equipadas com as ferramentas necessárias para o alcance dos resultados.

O papel do líder neste processo é determinante, particularmente a sua inteligência emocional, para que possa conduzir o processo de forma bem-sucedida, isto é, garantir o alcance dos níveis de desempenho empresarial previstos nos planos operacionais e estratégicos.

Um dos factores determinantes para o efeito é a obtenção e tratamento de informação através de ferramentas de gestão, tendo em vista a determinação dos indicadores de desempenho em diferentes áreas da empresa, e a alocação correcta de recursos para a execução dos processos, dentro de um ambiente e cultura organizacionais íntegros e focados no alcance dos objectivos e metas.

Todo líder deve ter em conta dois principais aspectos sobre os quais impactam as suas decisões: as pessoas e os seus recursos financeiros. Qualquer medida posta em acção envolve o risco de se perder dinheiro, por isso, só deve ser efectivada com base em evidências numéricas e análise detalhada de dados.

De um modo geral, embora a tomada de decisão não seja fácil e esteja susceptível a erros, permite que a empresa adquira dinâmicas de mercado e cresça. A capacidade de decidir com assertividade e segurança são marcos positivos em um bom líder.

Conselhos úteis

  1. Não tome decisões com base na intuição e ou em opiniões de um pequeno círculo de familiares, amigos e outros proprietários de negócios confiáveis mas sem que sejam especializados na matéria.

Auxilie-se sempre em informações detalhadas e concisas, com dados históricos e actuais; Recorra a fontes seguras; Construa o seu acervo de informação (adquiri-lo é uma estratégica importante); Garanta a actualidade, consistência, fluidez interna e uso na tomada de decisão;

  • Não deixe que seu EGO seja mais importante que a razão dos factos, concentrando em si como gerente a tomada de todas as decisões importantes.

Se as evidências, por exemplo, através do recurso de uma das ferramentas da análise financeira, seu fluxo de caixa, mostrarem-lhe maior incidência em saídas do que em entradas de dinheiro, então deverá rever a sua abordagem de negócio e/ou cortar despesas desnecessárias;

  • Não tome decisões de resposta instantânea com base na emoção, sem motivo justificado por evidências de dados quantitativos e/ou qualitativos mas sim, em expectativas de ver a materialização dos seus anseios.
  • Não superestime suas habilidades, considerando-se com valor ou contributo superior aos outros.

Opte por procurar outras pessoas mais entendidas, por exemplo, alguém que o auxilie a interpretar os seus relatórios financeiros, em caso de necessidade.

Não tenha excessiva confiança em ser bem-sucedido devido a sucessos passados pois o desempenho passado pode não ser sustentado, devido a prováveis mudanças à medida que as pessoas, a tecnologia e os sistemas mudam;

  • Nunca despreze suas primeiras intuições, porque nelas pode estar o caminho da verdade;
  • Não Ignore seus pontos de referências baseados em dados históricos, mas construa séries temporais mais consistentes, não apenas informações mais recentes ou facilmente abonáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT