Arene Anuncia Novos Preços de Combustíveis

Arene Anuncia Novos Preços de Combustíveis

Já foi lido 228vezes!

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) anunciou hoje uma nova tabela de preços para combustíveis, que entra em vigor a partir de quinta-feira da semana corrente.

Segundo a ARENE, a subida de preços deve-se a tendência crescente do preço do barril de crude no mercado internacional, bem como da manutenção dos volumes produzidos pelos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Outro factor não menos importante é o “levantamento das restrições relativas a pandemia da Covid-19 na maioria dos países que ditou o aumento da procura dos derivados de petróleo”.

A ARENE explica que tem vindo a monitorar a evolução do preço do barril de crude no mercado internacional e constatou urna tendência crescente.

Assim, a ARENA decidiu estabelecer os seguintes preços:

(a) A gasolina passa de 62,50 meticais/litro para 69,04 meticais/litro que corresponde a uma subida de 10,46 por cento;

(b) O gasóleo passa de 57,45 meticais/litro para 61,71 meticais/litro (07,41 por cento);

(c) O preço do petróleo de iluminação passa dos actuais 43,24 meticais/litro para 47,95 meticais/litro (10,89 por cento);

(d) O gás de cozinha (GPL), passa de 58,18 meticais/quilograma para 71,02 meticais/quilograma (22,07 por cento);
e
(e) O gás natural veicular (GNV) passa de 30,00 meticais/litro-equivalente para 32,69 meticais/litro-equivalente (08.97).

(Um dólar equivale 63,8 meticais ao câmbio actual)

Com uma variação positiva de 7,41 por cento, o gasóleo é o combustível que regista a menor subida de preço. Por outro lado, o gás de cozinha (GPL) é o que regista a maior subida, com uma variação positiva de 22,07 por cento;

Os novos preços referem-se a venda ao público nos postos de abastecimento de combustíveis situados nas circunscrições territoriais das terminais oceânicas da Matola, Beira, Nacala, Pemba.

O último ajustamento de preço de combustíveis líquidos foi efectuado em Novembro de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *