Nyusi Incentiva Criadores de Gado a Apostarem em Espécies Geneticamente Melhoradas

Nyusi Incentiva Criadores de Gado a Apostarem em Espécies Geneticamente Melhoradas

Já foi lido 108vezes!

O Presidente da República, Filipe Nyusi, testemunhou sábado (16) em Changalane, distrito de Namaacha, sul de Moçambique, o II Leilão de Gado Geneticamente Melhorado, ocasião que serviu para incentivar criadores a apostarem em espécies geneticamente melhoradas.

“Tanta terra em Moçambique para nós podermos produzir carne de qualidade. Aqui na Swazilândia produz-se mais do que nós. Temos inteligência suficiente e acredito que este movimento terá que se espalhar”, disse Nyusi.

O estadista moçambicano assegurou que “vamos promover muito festivais só de criação”, pois é necessário que a experiência de Maputo seja transmitida à outras zonas potencialmente produtoras de gado caso das províncias de Gaza, Manica, e Tete.

O II Leilão de Gado Geneticamente Melhorado permitiu a mobilização de quatro milhões de meticais (cerca de 62.795 usd ao cambio corrente), tendo envolvido mais de oitenta animais, entre caprinos, bovinos e ovinos.

Entretanto, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, apelou aos produtores para prepararem as suas áreas de cultivo tendo em vista a campanha agrária que será lançada dentro de dias, no país.

Correia, que também falava em Namaacha, após o II Leilão de Gado Geneticamente Melhorado, disse que o governo está neste momento a finalizar a preparação do lançamento da próxima safra agrícola.

“Estamos a fechar a campanha que antecede a nova. Primeiro, já concluímos o balanço desta e, dentro em breve, iremos anunciar os resultados. Mas todos os indicadores apontam para existência de condições para que [a próxima] seja uma grande campanha”, disse Correia, citado pela Radio Moçambique (RM).

Explicou que “estamos na fase conclusiva da planificação e organização, mobilização de todo o sector produtivo, para que possamos ter uma campanha que responda aos objectivos nacionais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT