Talapa Exige Maior Divulgação dos Benefícios do INSS

Talapa Exige Maior Divulgação dos Benefícios do INSS

Já foi lido 194vezes!

A ministra do Trabalho exige uma divulgação mais ampla dos benefícios da inscrição, dos trabalhadores, no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), para o momento em que não estiverem mais na vida laboral activa em Moçambique.

A exigência surge em resposta à constatação feita hoje na empresa Condor, no distrito do Bilene, província meridional moçambicana de Gaza, onde notou um desconhecimento generalizado, entre a força de trabalho, dos ganhos resultantes dos descontos para a reforma ou para situações como morte ou invalidez física.

A Condor, empresa de processamento da castanha de caju, com três fábricas no país, emprega na unidade de produção baseada no Bilene 900 trabalhadores dos quais 700 (80 por cento são do sexo feminino), porém a sua maioria desconhece a finalidade dos descontos salariais.

“Quando eu pergunto o quê o trabalhador desconta, quanto é que ele contribui não sabe, qual é a percentagem que contribui também não sabe”, disse a ministra manifestando a sua surpresa, ressaltando a importância de explicar aos trabalhadores os benefícios de contribuir para o sistema de segurança social.

A ofensiva explicativa, segundo Talapa, será feita pelos quadros da instituição responsável a nível da província até aos distritos, no sentido de assegurar que os trabalhadores conheçam ainda mais e melhor os seus direitos nesse domínio.

Segundo Talapa, as pessoas tiram o dinheiro sem saber porque estão a descontar e a finalidade do valor no futuro. O trabalhador pode ter problemas na vida, mas não ir exigir o seu dinheiro para pôr cobro as diversas situações que podem surgir.

Os quadros, a vários níveis, devem, segundo a titular da pasta do trabalho, assumir a sensibilização dos trabalhadores e explicar a finalidade do valor descontado. Instou também a Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS) a juntar-se a ofensiva, através das suas representações nas empresas, para aumentar o conhecimento sobre os descontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *