Hidroélectrica De Cahora Bassa Produz Acima Da Meta Planificada

Hidroélectrica De Cahora Bassa Produz Acima Da Meta Planificada

Já foi lido 151vezes!

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), localizada na província de Tete, centro de Moçambique, registou, até ao terceiro trimestre de 2021, uma produção hidro-energética de 10.899,79 GWh, correspondente a 5,5 por cento acima da produção planeada para o período em referência.

Em comunicado de imprensa, a HCB refere tratar-se de uma cifra resultante do empenho dos recursos humanos, da disponibilidade de recursos hídricos e de equipamentos de geração e transporte de energia.

A fonte explica que em relação aos níveis hidrométricos, no mesmo período, que coincide com o início da época chuvosa 2021/22, a cota da albufeira situava-se em 324,29 metros acima do nível médio das águas do mar, o que correspondia a um volume útil armazenado de 91.4 por cento.

“Assim, a HCB, em coordenação com ARA-Centro, IP e demais autoridades de gestão de recursos hídricos, iniciou a condução da cota para aproximadamente 320,80 metros, até 31 de Dezembro de 2021, com vista a garantir a criação da capacidade de encaixe e o cumprimento das normas de exploração da barragem e albufeira de Cahora Bassa”, frisa o documento, citado esta terça-feira pelo “Notícias”.

Relativamente à higiene e segurança no trabalho, a empresa realça que mantém o seu compromisso na observância das normas, pelo que a ocorrência de qualquer incidente preocupa sobremaneira a administração da HCB pelo risco que estes representam à vida dos colaboradores e dos equipamentos.

No período que se segue, a empresa garante que continuará empenhada no alcance da meta anual de produção situada em 14.125,53 GWh, e na implementação, contínua e com máximo rigor, de projectos de manutenção e de rentabilização do sistema electroprodutor, do protocolo sanitário visando a prevenção, mitigação e contenção da pandemia da Covid-19 na corporação e nas comunidades da vila do Songo [sede da empresa], ao mesmo tempo que conduzirá análises constantes e periódicas sobre o impacto da Covid-19 em relação à performance operacional da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT