Um Sonho Que Percorreu 461 km

Um Sonho Que Percorreu  461 km

Já foi lido 136vezes!

Jorge Nhautse conhecido como Mr Ressany, vê na sua viagem de Inhambane a capital do país uma chance para tornar-se o cantor que sempre quis ser.

Das periferias do Distrito de Inharrime para cidade de Maputo, Jorge Nhautse partiu em 2008, tendo como principal objectivo continuar com os seus estudos. Pelo menos esse foi o objectivo que deixou patente para os seus pais e os demais. Entretanto, Nhautse tinha e mantinha para si a aspiração de tornar-se um cantor, e sabia que a vinda à Capital do país poderia proporcionar-lhe as oportunidades que se faziam poucas em sua terra natal.

Já em Maputo, tendo concluído o ensino geral, em 2011 Jorge integra um grupo de jovens cantores que tendeciavam ao estilo RAP, que na altura era o preferencial para camada juvenil. Não obstante a tendência do seu grupo no que concerne ao estilo musical, Nhautse identificou-se mais com artistas como General Muzka, Mário Timane, Pensele, sendo o primeiro o seu ídolo e a principal fonte de inspiração do jovem cantor.

Foi ainda em 2011 que o Mr Ressany, como o Jorge prefere ser tratado no mundo artístico, fez a sua primeira gravação em um estudio caseiro. Foi uma marrabenta mal cantada, quase sempre fora das notas – conforme narra o Mr Ressany. A esta altura Jorge sonhava em lançar o seu primeiro disco em 2015. O que não veio a acontecer, entretanto o sonho mantém-se vivo, já que o Jorge acredita que essa é uma missão divina que ele tem por cumprir.

Jorge Nhautse, também conhecido como Mr Ressany – Cantor

Mr Ressany precisou de abraçar outras carreiras para garantir a sua sobrevivência enquanto não conseguisse atingir o nível que almeja como cantor. Profissionalmente é um estilista, passou por uma formação em comunicação na Escola de Jornalismo, e mais recentemente formou-se em administração hospitalar.

Entretanto, apesar das adversidades e das ocupações continua gravando os seus temas, e tem trabalhado com artistas como Mário Timane (com quem espera gravar uma musica), Balú, Luís Macandza, entre outros.

Ressany acredita que se não fosse pela pandemia, provavelmente já estivesse em um outro nível, uma vez que tinha até começado a participar em alguns eventos, como é o caso do último que ele se recorda, no dia 14 de Fevereiro de 2020 com a banda New Generation

Actualmente conta com 13 temas musicais, e na sua maioria narram histórias por ele vividas como por exemplo a musica A Notwa hi Vhale que o nosso artista faz questão de explicar que fala da dificuldade pela qual passou em seus dois primeiros relacionamentos amorosos e Murandziwa que narra a história de um homem que apaixona-se por uma amante da qual só pretendia aproveitar-se.

Usando fundos próprios Mr Ressany, pretende continuar gravando, lançar um album, e concretizar o sonho de subir em grandes palcos, dentro e fora do país.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT