Porquê É Importante Registar o Seu Negócio

Porquê É Importante Registar o Seu Negócio

Já foi lido 164vezes!

Na literatura existem vários argumentos para a prevalência dos operadores informais neste tipo de mercado, dentre elas se destacam: receios de redução de lucros pelo impacto da tributação dos seus ganhos, burocracia nos processos de registo, procedimentos administrativos, barreiras a entrada em alguns sectores, entre outros aspectos. Contudo, é sempre fundamental que cada empresário avalie o custo e o benefício de cada acão ou comportamento que adota.

No leque das desvantagens da não formalização incluem-se maiores dificuldades de acesso a instrumentos financeiros disponibilizados pelas entidades públicas e privadas, restrições de ligações com mercados e mesmo de oportunidades de formação, pois muitas vezes o sector informal apesar de ser o mais expressivo em termos do número de empresários que operam nele é visto como marginal no contexto de desenvolvimento económico.

Por isso registar o teu negocio pode abrir lhe novos caminhos em termos de abrangência do mercado e gerar melhores oportunidades para que possa fazer crescer o negócio. Por exemplo, no contexto de financiamento uma empresa que se formaliza e organiza os seus processos organizacionais pode recorrer a outros fundos para além das microfinanças e dos créditos rotativos (Xitique) proporcionando outras e talvez melhores condições para executar/viabilizar o negócio.  

Vale a pena avaliar se deseja permanecer na situação em que está no informal ou abraçar a formalização e ter novas oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT