O Valor da Identidade no Negócio

O Valor da Identidade no Negócio

Já foi lido 234vezes!

Um dos aspetos imprescindíveis num negócio é que ele tenha uma identidade que o caracterize e o distinga dos demais.   

Apesar de muitos empreendedores sobretudo informais optarem por praticar negócios similares existem sempre fatores distintivos associados a identidade que podem levar os consumidores a optar por determinados produtos. Estes fatores podem estar associados ao atendimento, capacidade de resposta a demanda, inovação entre outros elementos.

Alguns operadores julgam que inovar seja inventar algo mas nem sempre significa necessariamente isso. Pode também representar o acréscimo de valor, adoção de novas práticas que aumentam a satisfação dos seus clientes ou melhorem os processos produtivos com impacto na produtividade.  

Muitos operadores individuais e algumas empresas informais em Moçambique desenvolvem seus negócios no abstrato, pois ainda não tem uma identidade do seu negócio nem dos produtos que oferecem no mercado.

Ora, para fazer com que o seu empreendimento cresça e seja reconhecido pelas características próprias é aconselhável que ele tenha um nome e seja registado tanto o negócio como a marca.

Importa também que considere que como agente económico tem responsabilidades sobre os bens e serviços que coloca ao dispor da sociedade, por isso ter uma identidade significa também assumir esse compromisso. Imagine, o que seria se um determinado vendedor confecionasse e vendesse alimentos que mais tarde provocassem problemas de saúde aos seus clientes, este facilmente poderia mudar de lugar de venda em prejuízo da sociedade por falta de identidade para sua responsabilização. Reflita e tome o posicionamento correto.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT