Governo da Suécia disponibiliza cinco milhões de dólares à empresa Electricidade de Moçambique

Governo da Suécia disponibiliza cinco milhões de dólares à empresa Electricidade de Moçambique

Já foi lido 195vezes!

Foi anunciado na última semana pela embaixada Sueca que o seu Governo disponibilazaria 5 milhões de dolares para expansão da energia na zona Sul de Moçambique, concretamente no Distrito de Vilanculos, Província de Inhambane.

Segunda a embaixada Sueca, pretende-se com esta contribuição, que pelo 100 mil família possam ter acesso a energia limpa e fiável naquela área do país.

“Uma infraestrutura de energia eléctrica estável, segura e menos vulnerável a desastres relacionados com as mudanças climáticas é crucial para a electrificação de Vilanculos e este apoio adicional da Suécia vai ajudar nesse sentido”, disse Mette Sunnergren embaixadora da Suécia em Moçambique.

Ainda de acordo com a  embaixada, este apoio é mais um que somado aos outros, dá  44 milhões de dólares  disponibilizados pela Suécia para garantir electrificação do Distrito de Vilanculos.

O mais recente montante disponibilizado, deverá reabilitar mais de 10 quilómetros da linha de energia que foi desestrutura pelo ciclone Idai, que teve como uma das consequências o atraso no processo de expansão da rede electrica da EDM causado pela quebra nas receitas da empresa.

Ainda de acordo com a embaixada da Suecia, a ideia é que a partir deste financiamento, sejam feitas pelo menos mais 3250 ligações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *