Mais 36 Milhões de meticais Para Linha de Crédito Para a Comercialização Agrícola (LCCA)

Mais 36 Milhões de meticais Para Linha de Crédito Para a Comercialização  Agrícola (LCCA)

Já foi lido 115vezes!

O Instituto de Cereais de Moçambique  (ICM) e a Gapi desembolsaram esta semana, 36 milhões de meticais para reforçar a capacidade da Linha de Crédito para Comercialização Agrícola. Com este reforço passa para cerca de 310 milhões de meticais a capacidade de empréstimos com objectivo de suprir necessidades provinientes da produção agícola.

Mohamed Valá, Director Geral do ICM, diz que o   objectivo central deste reforço, é aumentar a capacidade dos comerciantes de adquirir os excedentes de produção dos camponeses, e acrescentou ainda que “considerando a crescente demanda, estamos cientes de que o valor ainda não cobre as necessidade, mas continuamos a desenvolver esforços para garantir mais reforços para esta lnha que impacta no meio rural e na renda familiar”.

Por sua vez, o presidente da comissão executiva da Gapi, Aolfo Muholove declarou que  “o objectivo principal continua a ser o de garantir a disponibilidade de fundos para que comerciantes reforcem a sua capacidade técnica e financeira para dinamizarem a comercialização agrícola, de modo não só a beneficiar as famílias, mas também para alimentar a indústria agro-alimentar. Outro grande impacto desta linha é a sua contribuição para o desenvolvimento da cadeia de valor agrícola, com realce para o aumento da produção e melhoria da segurança alimentar”.

Desde a sua criação, a LCCA até o primeiro semestre do ano em curso, foi responsável pelo financiamento de cerca de 75000 toneladas de produtos agrícolas. Para além do financiamento, estas duas instituições promovem capacitações dos comerciantes, focando mais na necessidade de reembolso do crédito. Segundo apontam dados estatísticos, as capacitações têm surtido efeitos positivos. “A nossa mensagem tem estado a ser acatada, daí termos apenas 1,5% de incumprimento”, afirmou Amiro Abdula, Director de Financiamento da Gapi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT